terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Delegado fala sobre a criminalidade em Pindamonhangaba


Dr. Vicente Lagiotto ressalta a participação da sociedade e do poder municipal na luta contra a violência

 

 
Mesmo a região do Vale do Paraíba sendo apontada como a mais violenta do interior do estado de São Paulo, o município de Pindamonhangaba segue considerado uma cidade tranquila para se viver, de acordo com delegado do 1º DP, Dr. Vicente Lagiotto.
 
Fazendo uma avaliação da violência na cidade, o delegado compara as estatísticas da polícia nos anos de 2011 e 2012 (tabela abaixo), ressaltando a queda no número de homicídios, crime que mais preocupa os policiais. De acordo com o Dr. Vicente, há uma grande preocupação da polícia em apreender armas, combater o tráfico de drogas e identificar autores de crimes, principalmente de homicídios. “Todo mês realizamos algumas ações especiais em toda a cidade, cumprindo mandados de busca e apreensão, por exemplo”, explica o delegado.
 
Se o trabalho da polícia civil é desvendar crimes e prender os seus responsáveis – dando assim resposta para a sociedade e solidificando a frase que afirma que “todo crime tem punição” – a população precisa colaborar denunciando qualquer tipo de violência e ajudando na identificação de seus autores. “A colaboração da população é de extrema importância para o trabalho da polícia. Para isso, é preciso denunciar, mas denunciar antes do fato acontecer, e também não deixar de realizar o Boletim de Ocorrência (B.O), pois temos percebido que muitos crimes não são relatados e, assim, não é possível deter os autores. O registro do B.O não é apenas para registrar a ocorrência, com esses dados é possível fazer um mapeamento da criminalidade e assim direcionar mais policiamento para os locais com maior índice de violência. Muitas vezes a população reclama que um determinado local está violento, mas quando vamos ver não há registro de B.O”, alerta Dr. Vicente.
 
Para o delegado, os maiores vigilantes são os próprios moradores, que muitas vezes se unem pela segurança em associações de bairros e conquistam bons resultados. “Precisamos mudar a ideia de que “o problema não é meu”. O problema da criminalidade precisa ser combatido por todos em um projeto conjunto das polícias, da sociedade e do poder municipal. A prefeitura pode ajudar instalando câmeras pela cidade, realizando a limpeza e iluminação de terrenos que servem de abrigo para bandidos, programando atividades recreativas e culturais em praças utilizadas para ações ilícitas, entre outras ações”. 
 
Para ajudar o trabalho da polícia, disque 197 e denuncie.  
 
Estatísticas da criminalidade em Pinda
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, Pinda conseguiu reduzir em 2012 os números de homicídio, furto e furto e roubo de veículos, no entanto, o número de roubo registrou aumento, comparado com os dados de 2011.
 
Confira a tabela:
 
Ano
Homicídio
Furto
Roubo
Furto e Roubo de Veículos
2011
20
1.644
627
389
2012
18
1.576
789
276
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário