terça-feira, 5 de março de 2013

Ação da Prefeitura para o Dia Internacional da Mulher terá Carreta da Saúde com realização de 700 mamografias

A Prefeitura Municipal está trazendo para Ubatuba a Carreta da Saúde, que estará realizando cerca de 700 mamografias em mulheres que já estão inscritas na lista de espera pelo exame pelo SUS. A ação é pioneira no município, e vem complementar as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher em Ubatuba.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, representando 23% do total de casos de câncer no mundo em 2008, com aproximadamente 1,4 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (458.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição.

“A chegada da Carreta da Saúde é um grande presente para Ubatuba neste dia das mulheres, pois vem atuar na prevenção do câncer de mama, trazendo um exame extremamente necessário, porém historicamente demorado no município, que já registrou picos de até 3 anos na fila de espera” diz a Secretária Municipal de Saúde Ana Emília Gaspar.

A carreta ficará estacionada na praça de eventos da av. Iperoíg, entre os dias 8 e 18 de março, e no local também serão realizados exames como Coleta de Preventivo do Câncer (Papanicolau) e testes rápidos de Hepatite tipo C.

Mais ações

Dia 8, das 09h às 16hs, no calçadão central da cidade, cirurgiões-dentistas da Rede Municipal estarão realizando palestras educativas sobre saúde bucal, como higienização, escovação, a importância da saúde bucal na gravidez, em doenças como diabetes e a realização de campanha de prevenção de câncer bucal, com dicas importantes sobre os cuidados com fatores de risco e ensinando a fazer autoexame bucal para detecção de lesões suspeitas. A ação contará ainda com a presença de um ônibus do GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer) de São José dos Campos, com consultório odontológico completo, onde serão realizados exames clínicos e encaminhamentos dos possíveis casos suspeitos para diagnóstico mais completo e tratamento dessas lesões.

O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) também estará sexta feira no calçadão, desenvolvendo Oficinas com Terapeutas Ocupacionais, Vivencia com Bola Suíça com Fisioterapeutas, Avaliação Física (calculo do IMC) com Ed. Físico e Nutricionista, Oficina de Auto Massagem com o Massoterapeuta e Reflexão sobre a “Ditadura da beleza” com as Psicólogas.



No campo cultural, a Fundart organizou uma agenda especialmente para o Dia Internacional da Mulher, que terá início às 20hs no Sobradão do Porto. Shows, danças e exposições de arte prometem animar a noite das mulheres em Ubatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário