terça-feira, 30 de abril de 2013

Ex-secretário da Sejelp resolve sair do silêncio


 

O ex-secretário da Sejelp, Antonio Carlos Macedo Giudice, popular Macedo, em entrevista exclusiva ao jornal “O Regional”, devido às inúmeras inverdades e, até mesmo, em relação à perda de equipes e atletas para outros municípios, resolveu sair do silêncio.
Macedo é funcionário concursado há mais de 10 anos e assumiu, a convite do ex-prefeito, a SEJELP - Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer - em janeiro de 2011, logo após a saída do professor Tayoba, que pediu demissão.
Ao assumir a Sejelp, Macedo recebeu incumbência de realizar o tradicional “Jogos Regionais”, em situação devidamente programada e orçada para a realização de obras, manutenção e, acima de tudo, transformando a estrutura esportiva a contento da competição, trabalho este que Macedo reconhece também por parte do ex-secretário.
Assumir a Sejelp e ter uma missão de realizar os Jogos Regionais não era difícil para Macedo, que há seis anos era gestor geral de competições e formações esportivas, ou seja, acompanhava o passo a passo de todas as modalidades nas competições e sabia qual era o verdadeiro rendimento do município no esporte.
Com o objetivo de realizar um grande evento, e como promotor conquistá-la, Macedo, sempre auxiliado pela sua excelente equipe de professores comprometidos e motivados, conseguiu o título inédito e tão esperado dos Jogos Regionais 2011 e ainda a infraestrutura para as obras.

Confira abaixo a entrevista completa com o ex-secretário de esportes:

O Regional – Quando você foi convidado a assumir a Secretaria de Esportes, quais eram as condições do setor?

Macedo – Boas, e eu dei continuidade ao trabalho do Tayoba, que aliás, merece ser reconhecido e tem méritos na conquista dos Jogos Regionais. Estávamos a seis anos montando uma equipe competente nas diversas áreas, tanto para a competição como formação dos atletas e também para a organização dos Jogos.

O Regional – Quais projetos foram implantados durante a sua gestão?

Macedo – Primeiramente demos continuidade a vários projetos já existentes, como Bola onde Mora; Projeto 4 Cantos; Bairro em Ação, etc. Tivemos a implantação do projeto Escola Olímpica, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que anualmente seleciona 140 crianças, que cursam a 4º série ou o 5º ano, para treinarem juntos diversas modalidades esportivas. Os futuros atletas estudam em período integral, com aulas e treinamentos. Os professores de sala são do Estado e os técnicos dos treinamentos da prefeitura. O projeto é desenvolvido na escola estadual Dirce Aparecida Pereira Marcondes e já chamou a atenção de pesquisadores. Também implantamos o projeto Segundo Tempo, em parceria com o Ministério do Esporte, que atende mil alunos, na faixa etária de 6 a 17 anos, no bairro Cidade Nova, oferecendo aulas em diversas modalidades esportivas. Além desses, deixamos organizado e preparado um novo projeto chamado “Crianças de Olho no Futuro”, que seria realizado no bairro das Campinas para atender 300 crianças de 6 a 12 anos. O referido projeto foi todo elaborado pela Profª. Priscila Matheus Gabriel, em parceria com a empresa Komedi e com captação de recursos através da Lei de Incentivo Fiscal Estadual, recursos que serão pagos pela empresa Gerdau, pois o projeto foi aprovado recentemente e deve ter início nesta nova gestão.  

O Regional – Quais eram as suas metas como secretário?
Macedo – Os Jogos Regionais foi a minha primeira missão e como tinha pouco tempo na gestão, busquei investir em infraestrutura da Secretaria de Esportes, para que os profissionais tivessem mais qualidade de trabalho. Investi na compra de micros computadores, impressoras, ar-condicionados, móveis, material esportivo e recreativo, etc.

Regional – Qual a sua avaliação dos Jogos Regionais realizado em Pindamonhangaba?
Macedo – A organização dos jogos teve duas fases importantes. Primeiro buscamos oferecer boas condições de alojamento e infraestrutura adequada para os locais de competição, o que foi devidamente cumprido, visto que os jogos foram muito bem avaliados pelas equipes participantes. Criamos um excelente Comitê de Organização e realizamos uma edição de referência, tida como de alta qualidade. A segunda meta era conquistar o título dos Jogos Regionais e, para isso, colocamos em prática os investimentos e trabalhos realizados nos últimos seis anos, que resultou na conquista inédita da competição pelo município, que quebrou a hegemonia de 13 anos de São José dos Campos.    

O Regional – Como avalia algumas modalidades esportivas do município?
Macedo – Pindamonhangaba tem tradição no esporte e sempre estamos descobrindo novos talentos. No atletismo, recentemente tivemos o jovem atleta João Gabriel, de apenas 16 anos, conquistando medalha de ouro no Sul-Americano na Argentina, ele que tem a 5ª melhor marca do Mundo na categoria Menores, pelos 110 metros com barreiras, conquistando assim índice para disputar o Mundial da categoria. No atletismo também temos ainda a Jaqueline, que foi vice-campeã brasileira escolar no salto em distancia. No Judô, Matheus Teothônio conquistou uma etapa do mundial de Judô adulto e tem chances de disputar uma Olimpíada. No karatê tivemos o atleta Romildo Ferreira campeão Paulista, categoria 14 e 15 anos e o atleta Ruan, campeão dos Jogos Regionais. No basquete temos um time muito bom, com a categoria sub-15 conquistando a terceira colocação na Liga Paulista, logo na primeira vez que participou desta competição. O voleibol feminino foi vice-campeão Paulista categoria infanto serie prata. Na natação, temos o atleta Matheus, que hoje integra a Seleção Brasileira, entre outros. Tínhamos o ciclismo como o líder brasileiro e do Ranking das Américas, que também desenvolvia um excelente trabalho com crianças do bairro Araretama. O handebol masculino e feminino chegou às finais do Campeonato Paulista. O Futsal feminino foi campeão dos Jogos Abertos Brasileiro, representando o estado de São Paulo e o masculino campeão da Copa Vanguarda e vice-campeão Paulista. O vôlei masculino disputou pela primeira vez uma Superliga, com os melhores jogadores do mundo. A ginástica rítmica e artística tiveram conquistas fantásticas também, assim como diversas outras modalidades esportivas da cidade.

O Regional – Como é para você ver o trabalho de tantos anos de incentivo ao esporte sendo desfeito?
Macedo – Triste. Trabalhamos muito para estruturar o esporte e ganhar credibilidade para ver o nosso trabalho sendo destruído tão rapidamente como foi. O reconhecimento do nosso esforço já era visível, tanto que tínhamos atletas preferindo ficar em Pinda ao invés de ir para São José dos Campos ou outras cidade com tradição esportiva. Com a mudança da equipe de vôlei para a vizinha Taubaté, Pindamonhangaba possivelmente perdeu um Centro de Excelência de Vôlei, que seria construído com dinheiro da Confederação de Voleibol. Ao que tudo indica, o centro será construído em Taubaté, com investimento girando em torno de R$ 10 milhões.

O Regional – Uma das justificativas do atual prefeito para acabar com o incentivo ao esporte foi de que alguns atletas não eram do município, qual a sua opinião a respeito?
Macedo – Não vejo problema nisso, pois temos muitos exemplos de atletas que não eram do município e hoje, mesmo não mais integrando equipes esportivas, continuam residindo na cidade e se consideram pindenses. O dinheiro investido nesses esportistas acaba ficando na cidade. Acredito que o esporte de competição precisa de atletas experientes para que possam servir de exemplo e motivação para as crianças e nem sempre encontramos esses atletas na cidade. Para resolver essa questão, adotei a filosofia de trabalho de que toda modalidade esportiva de competição tinha que ter uma escolinha de base com crianças. Assim, no futuro importaríamos cada vez menos atletas. No entanto, esse é um trabalho a longo prazo, mas que já começava a surtir efeito. No atletismo, por exemplo, 90% da equipe era composta por atletas da cidade. Hoje muitas escolinhas já foram suspensas.

O Regional – Outro questionamento levantado com o fim do incentivo ao esporte seria o alto valor pago a alguns atletas, como avalia essa questão?
Macedo – Quando assumi a secretaria estipulei um valor máximo de R$ 6 mil reais para pagamento de atletas, assim mesmo, poucos recebiam este valor, uma quantia  relativamente baixa para quem disputa a Superliga, por exemplo, uma competição a nível mundial e que reuni atletas muito bem remunerados. Este é o caso do ciclismo também, com participação em diversas provas internacionais. A ideia da criação do FAEP – Fundo de Apoio ao Esporte de Pindamonhangaba – foi justamente investir no esporte de competição e resgatar atletas que estavam fora do município. Esses atletas precisam se dedicar ao esporte, tendo modalidades que chegam a exigir dois treinos por dia, sendo assim, o esportista apenas pode estudar e treinar, esse é o trabalho dele.   

O Regional – Recentemente, o senhor tomou ciência de um dossiê que foi entregue ao atual prefeito, como o senhor se defende das acusações?
Macedo – Os últimos três meses como secretário trabalhei para esta atual gestão, preparando a secretaria e fazendo licitações de tudo que ele fosse precisar, pois como funcionário de carreira, continuaria vendo o desenvolvimento do setor. Como resultado desse meu trabalho e empenho recebi de prêmio um dossiê sem fundamento, ao qual não fui apresentado oficialmente e que cita várias inverdades. Me chamam nesse dossiê de chefe da máfia da secretaria, um absurdo, é preciso respeitar os profissionais que foram citados injustamente e que sempre trabalharam com muito amor e dedicação representando a cidade. Foi citado também o pagamento de algumas viagens, isso é natural e tudo foi pago via finanças, respeitando as regras do funcionalismo público. Se eu tivesse feito o que eles me acusam no dossiê, com certeza eu já estaria preso. Até o momento não fui questionado oficialmente sobre o dossiê, mas se isso ocorrer, farei minha defesa e movimentação jurídica.

O Regional – Em relação à denúncia do Ministério Público sobre as irregularidades no pagamento de um atleta do vôlei, qual o seu posicionamento?
Macedo – Neste caso aconteceu um erro administrativo, onde um membro da comissão técnica do vôlei emprestou a sua conta corrente para um atleta, até que o mesmo regularizasse a sua situação bancária, abrindo então uma conta pessoa física.

O Regional – E sobre os boatos de pagamento do FAEP a pessoas que não eram atletas?
Macedo – Mentira, isso não procede. Confio na minha equipe.

O Regional – O que tem a dizer sobre os uniformes que foram encontrados no João do Pulo, segundo a atual administração, amontoados em uma sala no local?
Macedo – A Secretaria de Esporte sempre esteve em evidência por fatos positivos na gestão passada, por isso foi alvo de grandes mentiras. Os uniformes eram estoques, tanto que foram entregues aos alunos das escolinhas posteriormente. Por que será que eles não falaram das bolas e dos equipamentos? Querem tanto apagar a imagem positiva da Secretaria de Esportes que tentaram mudar o nome da Sejelp, um absurdo, pois a secretaria é do município e não do secretário. 

O Regional – Cite outras obras realizadas na sua gestão.

Macedo – Primeiramente gostaria de salientar o trabalho de todos os profissionais da secretaria, como professores, técnicos e funcionários, em todas as conquistas, eventos e obras que irão beneficiar toda população, entre elas:
- O prédio da ginástica rítmica, que tem altura diferenciada;
- Compras de equipamentos novos e modernos para a ginástica artística e outras modalidades;
- Construção de duas salas de atividades físicas no Zito, uma para musculação e outra para atividades múltiplas, como ginástica, capoeira, etc., com a finalidade de liberar a quadra para mais atividades esportivas; Colocação de azulejos na piscina de vinil do Zito e compra de novos aquecedores;
- Construção de duas salas de atividades físicas no Araretama, uma para Ginástica Artística e a outra para atividades múltiplas.
- Reforma de vários campos de futebol;
- No João do Pulo está em construção a sede da SEJELP, construímos três salas de atividades físicas, sendo uma para ginástica localizada/alongamentos, uma para lutas e outra para atividades como tênis de mesa, xadrez, etc. Também construímos uma cozinha e um refeitório para a Escola Olímpica e eventos da secretaria, assim como também reformamos o vestiário e construímos uma sala de professor para o atletismo, além da troca do vinil por azulejo na piscina de hidroginástica;
- Deixamos licitados e com reserva orçamentária, a reforma da Quadra Coberta, com construção do Almoxarifado no local, e instalação do piso tipo manta de 4/5 milímetros para o ginásio de esportes do Alto do Tabau.

 

O Regional – O que o senhor acha dos primeiros meses desta atual gestão?

 Macedo – Não quero aqui fazer críticas, mas acho que deveriam ter dado continuidade aos projetos que vinham dando certo, até por respeito aos munícipes que estavam sendo atendidos, como por exemplo, o Bola onde Mora, 4 Cantos e Circuito de Corrida de Rua. Também não foi realizado o projeto Verão nas piscinas e a Colônia de Férias.

 

O Regional – O que o senhor espera desta nova gestão?


Macedo – Primeiramente desejo muita sorte a nova equipe e ao novo secretário, mesmo porque, como funcionário de carreira, estarei trabalhando pela secretaria. O que todos nós esperamos é que a nova equipe que comanda a SEJELP valorize e respeite todos os profissionais da secretaria e trabalhe para o crescimento do esporte e valorização de nossas crianças, colocando em prática novos projetos sociais e esportivos para todas as faixas etárias.

 

O Regional – Qual a sua opinião quanto ao cancelamento do Fundo de Apoio Esportivo?

 Macedo – Acho que a atitude foi muito radical, pois o FAEP é hoje uma ferramenta importantíssima para o esporte, tanto que várias cidades da região e do Estado têm o seu fundo de apoio ao esporte e, as que ainda não tem, estão implantando. É bom ressaltar também que o FAEP foi todo aprovado e regulamentado pela Câmara Municipal, que inclusive aprovou o seu orçamento para este ano.

 

O Regional – O que o senhor acha que levou o atual prefeito a tomar estas medidas?


Macedo – Acho que desde a campanha eleitoral os profissionais ligados à área esportiva só levaram ao prefeito informações maldosas e negativas da SEJELP, culminando com o dossiê sem provas. O que não é verdade, pois é uma secretaria com profissionais competentes e comprometidos e que sempre trabalharam muito por nossa cidade. Quanto às supostas irregularidades, acho que mesmo que existissem, nós temos uma secretaria jurídica competente para corrigir os erros e dar continuidade aos trabalhos. Para finalizar, várias cidades vizinhas já solicitaram informações sobre o FAEP e a cidade de Guarulhos enviou a Pinda o diretor de esportes para aprender conosco e aperfeiçoar o Fundo de Apoio da sua cidade, assim como nós estivemos no passado aprendendo com São José dos Campos.   

 Antonio Carlos Macedo Giudice sempre teve a sua vida ligada ao esporte. Formado em Educação Física, foi ex-atleta de basquete, chegando a exercer a profissão de técnico, atuou como gestor geral e secretário de esportes na prefeitura, conhecendo a fundo o anseio esportivo do município. “Esporte agrega outros valores e não somente conquistas e vitórias, mas ensinamentos de educação e respeito, além de saúde. Conforme vários estudos, é muito mais barato investir no esporte para os jovens que investir no tratamento de drogados, por isso acreditamos que o esporte é sem dúvida uma das mais efetivas ferramentas para a formação dos jovens. Pensando o esporte desta maneira é que investimos nas escolinhas esportivas, nas atividades para jovens e adultos e para a melhor idade e também na competição tentando dar opções de atividade física a todos munícipes. Finalizando, se todas as prefeituras tomarem atitudes tão radicais como a de Pindamonhangaba, o esporte na região e, até do Brasil, sofreriam muito, pois grandes equipes sempre recebem patrocínios de suas prefeituras”, finaliza Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário