quarta-feira, 17 de abril de 2013

Judoca Matheus Teothônio discursa na Câmara


 


Na noite desta segunda-feira, dia 15, o judoca pindense Matheus Teothônio fez uso da tribuna da Câmara Municipal para discursar sobre a atual situação do esporte na cidade.

Confira abaixo algumas partes do discurso:

Excelentíssimos senhores, venho aqui hoje, como cidadão e atleta de Pindamonhangaba, solicitar, encarecidamente, o apoio desta casa, nesse manifesto em favor do esporte!

Venho como amigo, não estamos para atrapalhar ou incomodar, apenas reivindicamos as atitudes injustas e desnecessárias da atual gestão com relação ao esporte, que cortou a verba destinada aos atletas, os quais estão sem qualquer apoio. E temos uma secretaria congelada.

                                              

Durante esses 26 anos que pratico o judô, conquistei diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais, recebi diversas homenagens e faço isso com muito amor. Nunca exigi ou me importei com o reconhecimento que teria dos políticos ou autoridades do município, nunca fiz esporte pensando em me promover, ou com qualquer outra intenção, faço por que gosto e por me fazer bem.

Não há a menor dúvida quanto os benefícios do esporte em prol da saúde, inclusão, desenvolvimento, diminuição da criminalidade, educação, lazer, dentre tantos exemplos que poderia citar.

Segundo nosso Governador Geraldo Alckmin: “A importância do esporte é reconhecida universalmente e sua prática raramente deixa de beneficiar o seu praticante – seja criança, jovem, adulto ou idoso – com uma boa saúde física e mental. O governante que investe no esporte está investindo em saúde pública, educação, queda da criminalidade e inclusão. Investir no esporte é ter visão de gestão pública”.

Segundo a OMS, a cada dólar investido no esporte são 5 que se economiza em saúde pública!

Segundo o nosso atual prefeito durante campanha: “O esporte na nossa cidade é muito importante, nós queremos é tirar as crianças das ruas e para isso nós precisamos investir massivamente no esporte. Eu fico contente porque a gente ta andando, ta conversando com a população e o povo ta pedindo mais campos de futebol, mais quadras, a cobertura delas, nós temos mais de 30 campos de futebol construídos no passado e queremos investir muito para essa juventude, fico feliz em poder participar e conversar com as pessoas, porque as pessoas pedem cada vez mais o esporte e o esporte é preventivo, é saúde e nós vamos fazer isso com muito orgulho”.

 

E de acordo com as palavras do nosso vice-prefeito: “Vejo o esporte de duas facetas: o esporte de alto rendimento, onde teremos atletas de ponta que levarão o nome da nossa cidade para fora, atraindo investimentos na cidade, e vejo também o esporte de formação, aquele que vai buscar o jovem, o adolescente lá na sua casa, fazendo com que ele tenha a condição de ficar longe do caminho do mal e longe da drogadição. Isso é fundamental para a educação dos nossos jovens. Por isso, digo que esporte não tem idade, todos devem ser alcançados com atividades esportivas”.

Caros amigos, de acordo com a etimologia da palavra VEREADOR, é de responsabilidade de vocês VERIFICAR! Desta forma, pedimos mais uma vez que olhem com atenção para esse problema que infelizmente vivemos na cidade, não há dúvidas que a repercussão dessa falta de investimento sairá muito mais caro aos cofres públicos que a utilização correta dos recursos já existentes ao esporte.

Sabemos também que ano passado foi aprovado por esta casa um valor de R$ 5 milhões para o FAEP. Esse dinheiro deveria ser destinado aos atletas de Pindamonhangaba. Estamos sofrendo um boicote devido a SUPOSTAS IRREGULARIDADES da gestão passada, quero só lembrar a todos que nós atletas não somos políticos e não temos que pagar por erros que não são nossos, nossa função a gente exerce independente de quem esteja à frente do município, não fazemos pelas autoridades, mas por nós e pela nossa bandeira, a qual temos grande orgulho de erguer.

Vale ressaltar que somos a favor da punição caso realmente tenha acontecido irregularidades e peço a esta casa que ajude a esclarecê-las. Tenho poucas informações, mas pelo que sei houve uma comissão de inquérito ano passado nesta casa para apurar as supostas irregularidades e não acompanhei nenhuma confirmação ou apuração das mesmas. O que não pode acontecer é deixar com que nós, que erguemos e carregamos o nome da cidade, sejamos punidos pelo que parece ser uma briga política. Que seja punido os que se corromperam, não as crianças, adolescentes e jovens da cidade.
Não estou bem informado de tudo que acontece em todas as secretarias, mas não acho difícil ter sido levantada diversas outras supostas irregularidades em outros setores e não tenho visto medidas tão radicais nas outras áreas. Enquanto isso, temos uma secretaria que se resume em discursar que vai colocar ordem na casa, sem apresentar qualquer proposta ou planejamento de investimentos que recuperem as irreparáveis perdas que tivemos até agora.
Me reuni com diversos professores de modalidades diversas, os quais estão perdendo turmas de alunos devido a essa falta de incentivo.
Senhores, há uma grande diferença entre ESPORTE E LAZER! O esporte precisa de investimento contínuo, precisamos de profissionais competentes, atualizados, motivados, precisamos competir, precisamos de boa vontade, de trabalho sério e apoio. Fazer um campo de futebol e deixar lá para o pessoal bater bola de final de semana é Lazer.
Ainda acreditamos na máxima utilizada em campanha da atual gestão que dizia “VAMOS FAZER MAIS ESPORTE” e estamos dispostos a tentar erguer a bandeira que está ao chão, SOMOS O POVO QUE TEM MAIS PACIÊNCIA E MAIS VONTADE! PORÉM, NÃO PODEMOS MAIS ESPERAR! Precisamos da boa vontade dos responsáveis, precisamos ser atendidos, dialogar, saber dos planos e investimentos futuros, que nos explique as estratégias que estão sendo utilizadas, pois não estamos entendendo e muito menos de acordo... e que pelo menos nos ouçam.
Quero finalizar dizendo que não estou reivindicando nada que não tenha sido prometido ou que não seja de direito de nós cidadãos.

Peço desculpas se em algum momento fui mal entendido ou me expressei mal, se fui rude nas palavras ou qualquer outra desavença. Sou atleta de coração, amo o esporte e sei da capacidade que o esporte tem de transformar as pessoas. NÃO PODEMOS ACEITAR TAL INJUSTIÇA!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário