sexta-feira, 7 de junho de 2013

Legalização do Mercado Municipal ainda só na conversa



















 


O acordo firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público de Pindamonhangaba, em 2011, para realizar a legalização oficial dos boxes e comerciantes que trabalham no Mercado Municipal, pelo visto esfriou e ficou na conversa.

O prazo encerra-se em 2016, mas os pontos primordiais para a legalização do local, como estipular as novas regras de comercialização e do ramo de atividade dentro do Mercado, já teriam que estar em andamento.

Lembrando do episódio que mexeu com o mundo inteiro, que foi o incêndio na danceteria em Santa Maria, ocasião em que morreram centenas de jovens, queremos alertar a prefeitura e o Ministério Público que a situação que vive atualmente os comerciantes e, principalmente a população que por lá passa diariamente, é de risco total.

Esta semana, presenciamos alguns policiais do Corpo de Bombeiros realizando visitas preventivas em alguns comércios da cidade para verificar documentação, extintores e até mesmo situações que poderiam colocar em risco a vida de clientes.

Queremos parabenizar a atitude preventiva, mas pedimos também que a fiscalização começasse pelos próprios órgãos públicos, que exigem que muitos comerciantes estejam legalizados, mas eles são os primeiros a estarem ilegais, sito, por exemplo, o Mercado Municipal e aponto os erros que deixam o local ilegal por falta de responsabilidade da prefeitura:

01 – os fios de iluminação que deveriam estar nas canaletas e protegidos estão soltos e pendurados;

02 – a implantação dos hidrantes ao longo de todo o Mercado e da feira da Praça da Liberdade não foi instalada;

03 – a implantação da central de gás encanado ainda está em obra;

04 – a rede de esgoto tem que ser melhorada, pois o mau cheiro exala constantemente;

05 – centenas de pombos ficam transitando nas proximidades das lanchonetes e, para quem não sabe, esta ave traz doenças. Recentemente, uma pessoa morreu em Curitiba vítima da doença do pombo. Sem falar é claro das fezes e do criadouro de piolho.

Enfim, não quero entrar nos méritos das negociações de box, pois o que vem acontecendo é que a essência do local está morrendo, dando lugar a uma grande concentração de lanchonetes e, se não tomarmos providências urgentes, o Mercado Municipal será Mercado das Lanchonetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário