quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Alckmin vira alvo de irregularidades em obras do metrô


Os últimos governantes tucanos, Geraldo Alckmin, José Serra e Mário Covas, estão na mira de uma investigação que aponta desvio de verbas nas obras do metrô de São Paulo e dos trens metropolitanos. Com as recentes denúncias da multinacional alemã Siemens, que acusou formação de cartel nas obras, Alckmin está sendo alvo de ação de improbidade.

De acordo com as investigações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o valor desviado seria de US$ 50 milhões. Segundo a Siemens, a empresa e outras companhias se articularam na formação de cartéis para avançar sobre licitações públicas na área de transporte sobre trilhos. Para vencerem concorrências, com preços superfaturados, para manutenção, aquisição de trens, construção de linhas férreas e metrôs durante os governos tucanos em São Paulo, os empresários manipularam licitações e corromperam políticos e autoridades ligadas ao PSDB e servidores públicos de alto escalão.

Com a formação do cartel, as empresas combinavam preços e condicionavam a derrota de um grupo delas à vitória em outra licitação também superfaturada. Outra estratégia comum era o compromisso de que aquela que ganhasse o certame previamente acertado subcontratasse outra derrotada. De acordo com políticos da oposição, a fraude já teria sido denunciada há anos, mas ninguém tomou providências.

 “Os tucanos têm a sensação de impunidade permanente. Estamos denunciando esse caso há décadas. Entrarei com um processo de improbidade por omissão contra o governador Geraldo Alckmin”, disse o deputado estadual do PT João Paulo Rillo, em entrevista a revista “IstoÉ”, uma das grandes responsáveis pela divulgação do caso.

Espera-se agora uma apuração profunda sobre a teia de corrupção montada pelos governos do PSDB em São Paulo. No Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin disse que espera rigor nas investigações e cobrará o dinheiro que tenha sido desviado dos cofres públicos, pois para ele, caso seja confirmada a formação de cartel, o governo do Estado pode ser considerado uma vítima do esquema. "São Paulo já está fazendo investigações. Se for confirmado algum cartel, o Estado é vítima e entrará, imediatamente, com ação de indenização e ressarcimento de possíveis prejuízos", afirmou o governador, dando indícios de que nada sabia do esquema. Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário