quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cooperativa de Coruputuba quer retomar atividades e restabelecer emprego para 250 pessoas


A Cocepelco (Cooperativa de Trabalho em Celulose e Papel Coruputuba) pretende retomar as atividades de produção e comercialização de papel e restabelecer o trabalho dos colaboradores da falida Nobrecel – inicialmente entre 200 e 250 pessoas com emprego direto e cerca de 900 indiretos. Dentre os trabalhadores diretos, os 150 cooperados, além de mais de 100 funcionários da arrendatária – predominando mão-de-obra de Pindamonhangaba.
Para isso, a Cooperativa tem que arrendar todo o parque industrial (caldeiras, máquinas de produção e beneficiamento de papel) e todos os setores da empresa, como tratamento de água, licença ambiental, subestação de energia, ativo florestal e outros.
O presidente da Cooperativa, Paulo Toledo, explicou que o conselho administrativo e fiscal fez um amplo estudo dos processos da indústria e que aguarda decisão da Justiça para reiniciar as atividades. “Apresentamos um demonstrativo de todos os custos e variáveis da cadeia produtiva, temos profissionais experientes e qualificados e precisamos que o nosso pedido de arrendamento seja aceito”.
De acordo com Toledo, após a liberação da Justiça, a Cooperativa retomará os processos imediatamente. “Estamos prontos para iniciar os trabalhos, temos uma carteira de clientes e fornecedores, conhecemos o processo e sabemos que tem retorno”.
Ele explicou que cada dia de paralisação é um grande prejuízo. “Tem a situação de centenas de famílias que estão sem renda e dependem do emprego, a vulnerabilidade de nossas reservas de matéria prima (eucalipto), e quanto mais tempo parados, sem uso, maior a deterioração dos equipamentos”.
Outro ponto fundamental é o mercado de madeira na região, de Pindamonhangaba até um raio de 100 km- que chega até Queluz, Cunha, Mogi das Cruzes, sul de Minas Gerais- que sem as atividades da companhia amarga danos e perdas.

Reunião com Cooperados

Dia 28 de agosto, a Cooperativa reuniu o grupo de cooperados e explicou as próximas etapas do processo. Durante o encontro de aproximadamente uma hora com cerca de 70 pessoas, os cooperados tiveram as dúvidas esclarecidas e se demonstraram ansiosos para a retomada de seus empregos.


Sobre a Cooperativa

A Cocepelco foi constituída em assembleia geral no dia 10 de agosto de 2013, está registrada, é regularizada, e formada por aproximadamente 150 colaboradores, que representam todos os setores da falida Nobrecel. Dentre os cooperados, 12 deles compõe o conselho administrativo e fiscal, com profissionais de diversas áreas e larga experiência no ramo de produção de celulose e papel.
O grupo decidiu manter a história da fazenda, utilizando o nome Coruputuba, assim preservando uma tradição de mais de 100 anos e com grande identificação popular no município e região.
A sede da Cooperativa fica na rua Ignácio Henrique Romeiro, 73, Pindamonhangaba-SP.
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário