sexta-feira, 20 de setembro de 2013

BNDES aceita projeto da Cooperativa Coruputuba




O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aceitou o projeto financeiro criado pela Cocepelco (Cooperativa de Trabalho em Celulose e Papel Coruputuba), na terça-feira (17).
A carta de crédito do BNDES será utilizada para modernização do parque industrial da Nobrecel, bem como aquisição de novos equipamentos, construção de um novo galpão e expansão das atividades da indústria.
O material apresentado pela Cooperativa Coruputuba ainda contém detalhes das operações produtivas, administrativas e financeiras que serão desenvolvidas em caso de reabertura da Nobrecel, bem como o restabelecimento de mais de 200 empregos de Pindamonhangaba, Moreira César e Região.
Para o membro do conselho fiscal, Evandro César Raimundo, a abertura das portas e a facilidade de negociação com o BNDES é fruto do programa de desenvolvimento social do próprio Banco. “Há um setor específico para o estímulos às cooperativas, por meio da regulamentação da lei de 2012. Com base nisso, temos acesso a várias atividades e linhas de financiamento no Banco – o que é fundamental para ampliar a produção de celulose e papel e o quadro de funcionários”.
Para o presidente da Cooperativa Coruputuba, Paulo Toledo, o auxílio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é mais um componente na luta para reabertura da companhia. “Confiamos muito na Justiça e temos a convicção de que apresentamos um grande projeto ao BNDES”.
Além disso, Toledo destacou o documento encaminhado à Justiça. “Nosso material é extremamente complexo, com todos os detalhes da empresa, seja na parte produtiva, comercial, trabalhista, social, investimentos e uma séria de informações que mostram nossa capacidade técnica para operação e direção da empresa”, finalizou.  


Desembargador do Trabalho apoia Cooperativa Coruputuba

O desembargador do Trabalho da 2ª Região, Sérgio Pinto Martins, fará uma visita a Pindamonhangaba, dia 24 de setembro, para se encontrar com o conselho administrativo e fiscal da Cooperativa Coruputuba.
Na reunião, o desembargador orientará os cooperados sobre uma série de atividades que podem ser desenvolvidas no modelo de trabalho autogestionário.
Assim como o Ministro do Trabalho, o desembargador também entende que o cooperativismo é uma excelente forma de valorização das atividades trabalhistas e desenvolvimento do Brasil.
Na ocasião, o desembargador fará o lançamento do seu livro “Cooperativas de Trabalho”, na Câmara de Vereadores, às 19 horas, além de uma palestra sobre o tema.

Após Ministro, Cooperativa Coruputuba consegue mais aliados para reabertura da Nobrecel

Após apoio de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Augusto Caputo Bastos, a Cooperativa Coruputuba conseguiu mais aliados importantes no processo de arrendamento da Nobrecel e restabelecimento do emprego para mais de 200 pessoas.
Uma das instituições que manifestou amplo interesse em colaborar é a Unisol Brasil (Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários) – que defende os interesses da classe trabalhadora e a eficiência econômica e a transformação da sociedade brasileira.
Outra é a Fetrabras (Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados), que visa reunir os trabalhadores como cooperativas no Estado e São Paulo, visando garantir o direito de todos.
Além disso, na última semana, o presidente e o vice da Cooperativa Coruputuba, Paulo Toledo e Vanderlei Apolinário, conversaram com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Moreira César e Roseira, Renato Marcondes de Oliveira – o Mamão. No encontro, o presidente do Sindicato também manifestou apoio e afirmou que a instituição deseja o restabelecimento do emprego de centenas de chefes de família.
Paulo Toledo explicou que, a cada dia, a Cooperativa ganha apoio e se fortalece. “Buscamos todos os meios legais e criamos uma instituição série que vai reempregar os trabalhadores. Estamos amparos na Lei das cooperativas e detemos de todo conhecimento técnico necessário para reativarmos a fábrica. Estamos muito empenhados e acreditamos que, em breve, conseguiremos o nosso objetivo – que é o melhor para Pindamonhangaba, Moreira César e Vale do Paraíba”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário