quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Para reabrir Nobrecel, desembargador e secretário estadual do Trabalho apoiam Cooperativa Coruputuba



                   fotos ODIRLEY PEREIRA 

O desembargador do Trabalho da 2ª Região, Dr. Sérgio Pinto Martins, e o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Tadeu Morais, vieram a Pindamonhangaba no dia 24 de setembro para apoiar a Cocepelco (Cooperativa de Trabalho em Celulose e Papel Coruputuba) na reabertura da Nobrecel.
Durante evento realizado na Câmara de Vereadores, o desembargador afirmou que a Cooperativa Coruputuba tem totais condições de assumir a indústria. “A cooperativa está organizada, regularizada e é formada por pessoas capacitadas. Não há aventureiros aqui. São profissionais qualificados, que buscaram informações e dados concretos para montar uma cooperativa séria, baseada em Lei Federal”.
Doutor em direito pela Universidade de São Paulo, Sérgio Pinto Martins classificou a Cocepelco como fundamental para o desenvolvimento do Brasil. “Vocês representam a força do futuro. Vão gerar trabalho, dividir a renda e possibilitar avanços em vários setores”.
O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Tadeu Morais, representou o governador Geraldo Alckmin e também enalteceu a geração de empregos. “A reativação da companhia é de extrema importância para Pindamonhangaba, para São Paulo e para o Brasil. Essa cooperativa é uma instituição regularizada e com profissionais gabaritados. Em nome do governo do Estado eu os parabenizo pela iniciativa para que se possa garantir os empregos dos trabalhadores”.
O presidente da Cocepelco, Paulo Toledo, frisou a formação da cooperativa. “Com a falência da Nobrecel, ficamos sem emprego, mas não desanimamos. Nos organizamos, pesquisamos exemplos bem sucedidos de cooperativas e formamos a nossa. Temos qualificação, conhecemos tudo sobre o nosso produto, que é o papel, buscamos e conseguimos muitos parceiros e estamos aptos a retomar as atividades na empresa de imediato”.
Toledo lembrou que centenas de famílias estão sem renda há quase dois meses. “Desde o dia 2 de agosto não temos salário, não temos renda. Com a reabertura da empresa, se a Justiça nos permitir, e acreditamos nisso, vamos gerar trabalho e renda para mais de 200 pessoas diretamente. Entre diretos e indiretos, estimamos cerca de 1.100 chefes de família”.
Maria do Carmo dos Santos, a Dona Carminha, um patrimônio de Coruputuba e de Pindamonhangaba, também elogiou a Cooperativa. “Vocês representam a força de Coruputuba e merecem voltar ao trabalho. Estive junto com vocês durante anos na empresa e sei o quanto vocês, assim como eu, também estimam e batalham por aquela indústria. Estou confiante”.
A presidente da Fetrabrás (Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados), Sandra Campos, enalteceu a iniciativa do grupo e, novamente, se dispôs a auxiliar em tudo que for possível.
O presidente da Coopertextil (antiga fábrica de cobertores Parayba), Paulo Palmeira, que também é vice-presidente da Ocesp (Organização das Cooperativas de São Paulo)lembrou-se da luta das cooperativas para conseguir seu espaço e do potencial para fomento de novos trabalhos.
Assim como ele, o vereador Carlos Eduardo de Moura, o Magrão, também manifestou apoio à Cooperativa. “Vamos auxiliar em tudo que for preciso. Esta casa de leis e este vereador estão preocupados com a situação e farão o possível para que a Cocepelco assuma a Nobrecel”.
O vereador Dr. Marco Aurélio se dispôs a auxiliar em tudo que for necessário e comentou sobre sua atuação por 12 anos como presidente da Unimed, que também é uma cooperativa. O vereador José Carlos Gomes, o Cal, também manifestou apoio.
A diretora de assistência Social da Prefeitura, Conceição Bispo do Carmo, representou o prefeito  no evento, que ainda contou com outras autoridades, dentre elas, o secretário de Administração da Prefeitura, Edson Macedo,
dentre outros.
Ao fim, o presidente da Cocepelco, Paulo Toledo, agradeceu o apoio de todos os envolvidos no processo e frisou que a união é fundamental para fortalecer a Cooperativa. Ele ainda fez agradecimento à presidência da Câmara por ceder o local para o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário