sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Liga de futebol faz festa hoje. Será que em 2014 haverá mudança?






Hoje, logo mais às 19h, nas dependências do sítio 4 Milhas, a Liga de Futebol de Pindamonhangaba fará sua festa de encerramento da temporada reunindo os clubes , patrocinadores e convidados.
O ano de 2013 não podemos dizer que foi sensacional para o Futebol Amador de Pindamonhangaba, pois, entidade esportiva  que recebe subsídio da prefeitura para pagamento de arbitragem, e até mesmo funcionários para setor administrativo, não pode admitir  que desvirtua  o objetivo que é nas categorias de base  motivar e revelar novos talentos ,   tirando assim as crianças das ruas e do caminho das drogas.
Já no adulto, o intuito é promover a integração entre os clubes, bairros e dar às pessoas a oportunidade de praticar através do futebol a sua atividade esportiva.
Mas, nada disso ocorreu. Tivemos campeonato com a participação de atletas profissionais, árbitros vindo de fora do município, ao invés da Liga fazer cursos e formar novos árbitros para que o próprio dinheiro do município fique no município, e outras coisas mais.
Sabemos que existe um PAC entre o Ministério Público e a prefeitura, onde os campos deverão ter um destino concreto e legal, ou seja, os times para participarem dos campeonatos, e até mesmo zelar e administrar o campo, deverão estar devidamente legalizados  junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
Na verdade, o que relatamos este ano foi uma administração municipal que acabou  com o esporte de alto rendimento ( profissional ) objetivando incentivar os atletas da cidade, mas, a contradição vem rápido, depois do vexame dos Jogos Regionais  que tentaram trazer equipes de fora para representar a cidade vivenciamos tristemente atletas profissionais de fora  disputando o futebol amador de Pindamonhangaba.
Outro fato triste é ver o estado que se encontra  grande parte dos campos de futebol de nossa cidade, muitos abandonados, danificados , com gramado ruim, etc.
O maior descaso, e ao mesmo tempo mostrando que os times não estão nem ai com os estádios, citamos o caso do campo do Fluminense, que na final do Amador, em junho, teve um pedaço do seu alambrado danificado  na comemoração  de um gol pelo atleta e a torcida, coisa do futebol .
Mas, o inadmissível é que acabamos de ter a final do 35 e o pedaço danificado do alambrado está  escorado com mourões, ou seja, a verdadeira gambiarra.
Agora perguntamos:
 O campo foi construído com o dinheiro público, água e luz são pagos pela prefeitura e para onde vai o dinheiro dos alugueis de campo, receita ganha através dos bares, mensalidade do sabadão e domingão, etc?
Será que não da pelo menos para manter o campo em dia?
Depois de todos esses relatos, esperamos que o secretário de esportes, que foi colocado no cargo pelo atual prefeito para administrar, mostre agora porque veio  e exija a legalização dos clubes, a legalização do documento de responsabilidade por zelar dos campos, a implantação de escolinhas por parte dos clubes, cursos de formação de árbitros e, acima de tudo, tenha pulso forte para fazer valer a lei  e as palavras do prefeito em palanque “O ESPORTE DE PINDA  SERÁ FEITO COM GENTE DE PINDA , E NÃO POR PROFISSIONAL”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário