quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Pinda é destaque na região com o plantio de maracujá

A fruticultura vem crescendo no município
Mesmo com a migração do homem do campo para a cidade e com o grande crescimento de indústrias em Pindamonhangaba, pequenos agricultores resistem na zona rural com o plantio de verduras, legumes, hortaliças, arroz, etc. Um dos “sobreviventes” do campo é o engenheiro agrônomo Valter Sulino Timóteo, que trouxe o cultivo do maracujá para a cidade e hoje é destaque na região do Vale do Paraíba.  
Filho de produtores de maracujá no município de Junqueirópolis (SP), Valter começou a plantar em Pinda no ano de 2007, em uma chácara no bairro Cruz Pequena, se tornando hoje referência na nossa região. Por safra, Valter consegue colher cerca de 3 mil caixas de maracujá, que são vendidas na feira e supermercados de Pinda, assim como no Mercatau em Taubaté e no Ceagesp em São José dos Campos.
Assim como Valter, outros pequenos agricultores de Pindamonhangaba também aderiram ao plantio do maracujá, hoje eles já somam oito. Em todo o Vale existem 15 produtores da fruta. A produção não alcança grande escala, mas já chega a cerca de 1.200 caixas de 10 quilos por mês.
Com a safra entre os meses de novembro a maio, o maracujá amarelo/azedo de mesa faz sucesso na região. Muito utilizado para sucos e sobremesas, tem grande procura em feiras e supermercados.
Para Valter, uma dificuldade do plantio do maracujá é a intensidade das chuvas nos meses de janeiro e fevereiro, excesso que atrapalha a frutificação. Como recompensa, o plantio da fruta oferece retorno rápido do investimento na plantação, sendo que em sete meses já é possível colher os frutos no pé e cada plantio rende duas safras. Outro benefício ligado à plantação do maracujá está na proximidade do mercado consumidor.

Mesmo com todos os benefícios da produção do maracujá na região, Valter ressalta ser movido mesmo pela paixão que ele possui pela roça e pelo amor pela terra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário