quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sindicato luta contra o descaso da Prefeitura de Pinda contra Agentes comunitários de Saúde






Desde  de outubro de 2013 , os agentes comunitários de saúde de Pindamonhangaba estão fazendo curso de capitação para formação técnica sendo realizado em condições precárias e sem alimentação adequada, conforme afirma o sindicato da categoria.
Este curso é financiado pelo Ministério da Saúde onde é liberado para á Secretária de Saúde do Município uma verba per capta que gira em torno de R$ 800,00 onde o governo de estado através do contrato com á  CEFOR que tem a responsabilidade de executar o referido curso.
Em Pindamonhangaba  , conforme  orientação do próprio CEFOR é necessário articular no mínimo 30 profissionais  agente comunitário de saúde para formação de grupos de estudo , tendo hoje 4 grupos  em andamento.
Cada grupo é obrigatório ter um coordenador que tem como responsabilidade de arrumar local adequado  para a realização do curso ,programar aulas teóricas  e estágios supervisionados  .
Cabe á prefeitura municipal  dentro deste convenio á liberação dos profissionais e o fornecimento de transporte e alimentação pois, o curso é realizado uma vez por semana  com uma carga horária  8 horas., sendo que o curso para ser concluído terá que atingir  400 horas (200 horas teóricas e 200 horas práticas) ou seja  50 dias.
Diante desta responsabilidade o sindicato dos agentes comunitários de saúde vem apontando inúmeras irregularidades  que vem sendo cometido pelo município tais como : local inadequado e incerto  ,o não fornecimento de alimentação  e sim 02 lanches diários  de péssima qualidade e um dos dias bolo embolorado que foi fotografo  e fará parte da documentação que será entregue ao Ministério Público .
O sindicato da categoria  também protocolou  no Ministério do Trabalho uma denúncia contra á prefeitura Municipal em relação á este descaso pela qual os agentes de saúde vem enfrentando em Pindamonhangaba.
Hoje , o Sindicato da categoria estará no Ministério Público apresentando todas as denúncias e as documentações que comprovam diversas irregularidades , descaso  com o funcionário da saúde e falta de compromisso  na qualificação dos seus profissionais para o atendimento da população em relação á saúde pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário