quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Idosos reclamam de irregularidades em Centro de Convivência


Um grupo de idosos de Pindamonhangaba decidiu se unir para denunciar diversas irregularidades e maus tratos no Centro de Convivência de Idosos (CCI) do bairro Vila Rica. De acordo com a comissão formada, a atual diretoria não está cumprindo, entre outras coisas, todas as exigências necessárias quanto à prestação de contas da instituição.  
Para cobrar explicações, o grupo apresentou os fatos ao Conselho Municipal do Idoso (CMI) e fez reclamações na Ouvidoria da prefeitura. O CMI abriu notificação e prometeu investigar as denúncias, que se referem, a grande maioria, a má gestão da diretoria. Segundo os idosos, nos últimos tempos não acontecem as Assembleias Gerais, as últimas eleições foram equivocadas e até acontecem perseguições e arbitrariedades. O que todos buscam é fiscalização da prefeitura e solução para os problemas apontados.
Os idosos afirmam que o Centro recebe verbas dos três governos – federal, estadual e municipal – tendo ainda receita da entrada de bailes, que acontecem todos os sábados, de um brechó permanente e de bingos que são realizados a cada dois meses. Mesmo com essas rendas, o Centro de Convivência de Idosos do bairro Vila Rica não paga aluguel do imóvel, que é cedido pela prefeitura, assim como não paga água, luz, telefone e professores de Educação Física que ensinam várias modalidades esportivas aos idosos.  Todos esses gastos são pagos pela prefeitura.
A verba arrecadada pelo Centro costuma ser utilizada para reformas do espaço e também para a contratação de músicos que tocam nos bailes aos sábados. O que acontece é que a maioria dos associados não concorda em como o dinheiro é utilizado e ressalta não ter notícias de todos os gastos.
Diante das cobranças dos idosos associados e, segundo comentam, do autoritarismo de uma integrante assídua da diretoria, alguns membros, incluindo a presidente e o vice-presidente da diretoria do CCI já pediram desligamento das funções. Com as constantes baixas, os idosos esperam agora a realização de uma nova eleição, elaborada de acordo com o estatuto e com as devidas divulgações dos calendários e da formação de chapa – fato que eles alegam não ter ocorrido nos últimos anos. Além dessas irregularidades, os idosos afirmam ainda terem sofridos maus-tratos e constrangimentos durante as visitas ao Centro de Convivência.  
A comissão formada pelo grupo de idosos indignados com a situação do Centro afirma que se não houver iniciativa do Conselho Municipal do Idoso, eles irão fazer denúncia no Ministério Público. Afinal, um espaço que era para ser de acolhimento, entretenimento e qualidade de vida para a terceira idade, não pode ser alvo de constantes irregularidades.
O Centro de Convivência de Idosos do bairro Vila Rica existe desde 1990 e possui cerca de mil associados de diversos bairros de Pindamonhangaba. Atualmente, o local oferece aulas de ginástica, yoga, capoeira, bocha, jogo de cartas, entre outras atividades.

Em contato telefônico com o CCI do Vila Rica, nenhum membro da atual diretoria foi localizado para comentar o assunto. 

Um comentário:

  1. Olá Walter! Nenhum comentário sobre esse importante tema? nada foi feito para sanar o problema? Os idosos tem no CCI uma única opção de lazer, por isso esse assunto não pode ser esquecido.

    ResponderExcluir