quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SÃO LUIZ DO PARAITINGA RECEBE EXIBIÇÕES DE FILMES PROMOVIDAS PELO SESC TAUBATÉ


 
Às quintas-feiras de fevereiro, o Sesc Taubaté exibe de filmes da 2ª Mostra de Cinema Jacques Tati na cidade de São Luiz do Paraitinga. As exibições acontecem no Centro Turístico e Cultural Nelson José Oliveira Coelho (antigo prédio da Telefônica), na Rua Coronel Domingues de Castro, 33, Centro, às 19h.
Filho de pai russo e mãe francesa, Jacques Tati é considerado pela crítica especializada como um dos comediantes mais originais do cinema, contudo é desconhecido de grande parte do público brasileiro. Embora atendesse a diversas faixas de público, sua obra ficou restrita aos grandes centros urbanos e em raras iniciativas dos chamados “circuitos de arte”.
 
Iniciando sua carreira de cineasta inicia-se em 1947, seus filmes receberam muitos prêmios, como: melhor roteiro no Festival de Veneza em 1949, Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950, Prêmio Louis Delluc e o Grande Prêmio da Crítica Internacional em 1953, em Cannes. Em 1958 teve o filme "Meu tio" apresentado em estréia mundial no XI Festival de Cannes e recebeu o Prêmio Especial do Júri. Considerado o seu filme mais lírico e de grande sucesso, "Meu tio" recebeu consagração internacional ao conquistar o Oscar de melhor Filme Estrangeiro em 1959.
 
A atividade é promovida pelo
 Cine-Sesc Parcerias, no qual o Sesc Taubaté realiza, por meio de sua programação de cinema, ações em parceria com algumas cidades do Vale do Paraíba, com o objetivo de popularizar a linguagem e oferecer ao público o acesso a filmes que estão fora do circuito comercial.
 
Confira os filmes que serão exibidos:
 
Dia 6
Tempo de Diversão
 (Playtime) – França, 1967, 114’
Um grupo de turistas norte-americanos chega a Paris nos anos 60. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito de olhar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.
 
Dia 13
Carrossel de Esperança
 (Jour de Fête) – França, 1949, 77’
Uma vez por ano, uma feira traz para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Numa das sessões, François, o carteiro local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio trabalhar mais rápido.
 
Dia 20
Curtas
 
Cuida da tua esquerda
 (Soigne ton gauche) – França, 1936, 12’
Um agricultor de uma pequena cidade francesa sonha em ser um lutador de Box. Surpreendido durante um transe ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. O problema é que ele não conhece nada sobre lutas.
A Escola de Carteiros
 (L’Ecole des facteurs) – França, 1947, 35’
Rapidez e eficiência: essas são as informações que todo carteiro recebe. Numa pequena agência dos correios de um povoado, três carteiros, atolados pelas ordens de seu superior, fazem a divisão das cartas. François, um deles, depois de ter as primeiras lições de carteiro, arma a maior confusão no seu novo emprego.
Curso Noturno
 (Cours du soir) – França, 1967, 27’
No cenário de Tempo de diversão, executivos bem comportados recebem aula sobre arte cômica. Eles descobrem diferentes maneiras de fumar cigarros, de andar a cavalo ou de cair da escada.
 
Dia 27
Seguindo os passos do Sr. Hulot
 (Tati sur lês pás de Monsieur Hulot) – França, 1986, 52’
O documentário apresenta Tati por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Com base nesses registros, Sophie Tatischeff, filha de Tati, deu vida a este material, um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.
Direção: Sophie Tatischeff
 
Quintas, às 19h. | Indicação etária: 12 anos
 
Local:
 Centro Turístico e Cultural Nelson José Oliveira Coelho (antigo prédio da Telefônica) - Rua Coronel Domingues de Castro, 33, Centro, São Luiz do Paraitinga – SP. 




Samanha Azambuja
Coordenadora de Comunicação/ Atendimento
(12) 3634.4052
Sesc Taubaté

Vivian Gasperotto
Estagiária de Comunicação
(12) 3634.4021
Sesc Taubaté

Serviço
Sesc Taubaté. Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha.
 
Informações (12) 3634-4000.
 www.sescsp.org.br/taubate 

Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 9h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 17h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário