quinta-feira, 20 de março de 2014

VANTAGENS DO VOTO DISTRITAL


                                                                    Diego Ortiz

Você sabia que no sistema eleitoral atual, quando você vota em um deputado ou vereador está votando em uma cadeira? Pois é. Em uma cadeira.
É a soma de todos os votos recebidos por todos os candidatos de um determinado partido que determina quantas cadeiras esse partido poderá ocupar no parlamento. Já aconteceu de um partido ter recebido tantos votos, que pôde colocar na Câmara Federal deputado que obteve 200 votos (estou arredondando os números), enquanto num outro partido, determinado candidato que obteve 80.000 votos não conseguiu se eleger. Matemática estranha, que em outra ocasião volto a comentar neste espaço.
Ou seja: o seu candidato, por mais votos que possa obter, pode não ser eleito. Por isso, a importância de se pensar em outra alternativa para que as eleições sejam mais justas. Mas para isso é preciso mudar a Constituição Federal, coisa que nem todos os atuais deputados estão interessados em fazer.
Uma das alterações na reforma eleitoral seria a adoção do voto distrital.
Pelo voto distrital elege-se apenas um candidato por partido, que responda pelos interesses de uma determinada comunidade (no caso de vereadores) ou região (no caso de deputados), que serão chamadas de distrito. Cada partido indica apenas um candidato por distrito. Vamos exemplificar: O PT indica um, o PSDB indica um, o PMDB indica um, o PSC indica um, o PSB indica um, o PSOL indica um ( e outros partidos a mesma coisa) e assim teremos vários candidatos para escolher. Apenas um deles será o escolhido para representar o distrito. Aí, sim votamos na pessoa e não na cadeira.
Esse modelo de escolha pode ser feito até mesmo em dois turnos para se ter a certeza de que o escolhido tenha sido opção da maioria dos eleitores daquele determinado distrito, no caso de num primeiro turno o candidato mais votado não supere a metade dos votos válidos.
Candidato eleito, é muito mais fácil que os cidadãos mantenham sobre ele uma rigorosa fiscalização. O parlamentar vai estar, obrigatoriamente, mais próximo dos seus eleitores e dos eleitores do seu distrito. O seu mandato vai ser muito mais eficiente porque ele está sendo observado de perto.
Além disso, sendo a campanha de alcance muito menor – apenas o distrito – será muito mais barata, oferecendo condições para candidatos mais pobres, mais próximos do povo, sem contar que diminuem as possibilidades de ingerência de corporações ou grupos que se infiltram no processo eleitoral injetando recursos em determinados candidatos, causando os transtornos e ocasionando inúmeros processos na justiça por corrupção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário