segunda-feira, 7 de abril de 2014

Farmacêuticos e alunos fazem manifestação no centro de Pinda




Hoje, no Dia Mundial da Saúde, farmacêuticos e alunos do curso de Farmácia da FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba – saíram às ruas, pacificamente, para pedir a aprovação do Congresso na votação do Substitutivo da PL 4385/94. A manifestação aconteceu no período da manhã na Praça Monsenhor Marcondes, no centro de Pinda, e será repetida a partir das 18h30.
O substitutivo da PL 4385/94 garante a obrigatoriedade do farmacêutico em farmácias e também classifica o local como um Estabelecimento de Saúde. Para o professor Matheus Diniz, docente do curso de Farmácia da FUNVIC, comprar medicamento sem a orientação de um farmacêutico pode ser arriscado. “Nós nos preocupamos com a saúde da população. A farmácia é um estabelecimento de saúde, pois não podemos considerar que o medicamento seja qualquer mercadoria. Todas as farmácias devem prezar em primeiro lugar pela garantia do uso racional e seguro dos remédios, que só pode ocorrer de maneira plena com a presença do profissional farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento”, disse Matheus.
Farmacêuticos e alunos pedem que os parlamentares façam a escolha certa, ouçam o apelo da população, que não quer se sentir insegura quanto ao uso de medicamentos, e decidam pela aprovação do Substitutivo da PL 4385/94, de autoria do deputado Federal Ivan Valente.
Entenda melhor
A profissão farmacêutica foi regulamentada pela Lei 5991 de 1973. Mas em 1997, as organizações de profissionais farmacêuticos do país começaram a dar forma a um Substitutivo que integrasse as farmácias ao Sistema Único de Saúde e colocasse o farmacêutico como peça central do serviço. A proposta foi apresentada pelo deputado Ivan Valente a pedido da categoria.  Após inúmeras modificações, o projeto 4385/94 será votado nesta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário