quinta-feira, 10 de julho de 2014

Igreja católica no Litoral Norte dá inicio a peregrinação religiosa de São José de Anchieta

Objetivo é aumentar a devoção ao santo que passou por areias do Litoral Norte e criar um roteiro turístico-religioso na região

Lançado no dia 24 de abril deste ano, o projeto Caminhando com Anchieta trata-se de uma Peregrinação e Evangelização para a Paz, iniciada em 9 de junho, dia de São José de Anchieta. A Santa Missa que marcou essa caminhada aconteceu na Catedral Divino Espírito Santo e foi presidida pelo bispo diocesano Dom José Carlos Chacorowski.
A Peregrinação “Caminhando com Anchieta”, quer  aumentar a devoção dos fiéis ao santo que andou pelas areias do Litoral Norte. Foram criados para isso dois símbolos que devem passar por todas as paróquias: a imagem e a bandeira de São José de Anchieta.
A peregrinação começou pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, e já passou por todas as paróquias de São Sebastião. No próximo domingo, 13,  às 9h na matriz do centro da cidade, haverá uma missa campal onde imagem e bandeira serão entregues a cidade de Caraguatatuba. O encerramento da peregrinação será no início de novembro, em Ubatuba, onde Anchieta teve sua história com o Tratado de Paz de Iperoig e onde teria escrito o famoso Poema à Virgem. Para Pe. André Ouriques, coordenador da Comissão, o objetivo é tornar esta peregrinação um marco religioso para a Diocese de Caraguatatuba,  incentivando  devoção ao santo missionário e para os próximos anos, criar um roteiro de peregrinação à exemplo dos Passos de Anchieta, do Estado do Espírito Santo.  Neste sentido, todas as paróquias receberam uma placa alusiva a Peregrinação e estarão colocando-as como marcos dessa peregrinação.
Este ano, ainda haverá no âmbito religioso, um concurso de poesias envolvendo catequizados e de música, envolvendo os ministérios de musica da Diocese. Uma reunião com representantes das prefeituras municipais do Litoral Norte abriu a possibilidade de outras iniciativas para o próximo ano, envolvendo a sociedade de modo geral. Uma oração e um hino também foram lançados pela Diocese de Caraguatatuba para animarem as diversas iniciativas.
 Denise Peixoto
Assessoria de Comunicação - Diocese de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário