quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Banqueiro tem candidato e você?



Iniciamos mais uma Campanha Nacional dos Bancários, lutando por condições de saúde, segurança, trabalho, igualdade de oportunidade e valorização do emprego.  Atualmente somos uma categoria forte e tivemos a unificação em meados de 2003, uma conquista histórica marcada pelo Governo Lula, que permitiu que os bancários retomassem as grandes mobilizações por melhores condições de trabalho.
Na época a conjuntura política não era favorável, com a nova gestão retomou o crescimento do país, fomentou a geração de emprego, o aumento da renda dos trabalhadores, além de reduzir a pobreza e a desigualdade social.  Com esse governo, o movimento sindical passou a ser respeitado e recebido pelos banqueiros para negociação, após anos de separação a categoria se engajou e uniu forças para ampliação integral da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), bancários de bancos públicos e privados conquistaram o mesmo reajuste, abono e regra básica da PLR acordado com a Fenaban.
 E a nossa luta não para, somos contra o Projeto de Lei 4330 que defende a terceirização e representa uma grande ameaça as relações de trabalho. No ano passado, após forte resistência e mobilização dos trabalhadores a PL 4330 foi barrada provisoriamente no Congresso Nacional. A bancada patronal que defendia o PL foi coordenada pelos bancos, os mesmo que nessa eleição apoiam a candidatura de Marina Silva, que surpreendeu com o seu programa de governo (nas páginas 75 e 76), no qual propõe a legalização das terceirizações de forma ampla e irrestrita.
Se esse projeto for aprovado, os caixas e gerentes poderão ser terceirizados, pois permite que os empregadores contratem outras empresas para realizar atividades-fim, ou seja, além dos serviços já largamente terceirizados como limpeza, vigilância, considerados atividades-meios, empresários terão liberdade para contratar terceiros para realizar inclusive a principal atividade da empresa.
Questionamos também o debate de alguns candidatos em aprovar a independência do Banco Central, será que cabe entregar tamanha responsabilidade da administração do BC a um grupo fechado, que passaria a agir sem nenhuma obrigação com a sociedade. Por tanto devemos estar atentos às informações divulgadas e da forma que a mídia manipula a situação em favor dos patrões. Para que assim, consigamos manter nossas conquistas e lutar para que não haja retrocesso dos direitos trabalhistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário