quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Colégio Anglo de Pinda coleciona medalhas em Projeto de Olimpíadas Científicas



O Colégio Anglo – Emílio Ribas de Pindamonhangaba oferece aos alunos o Projeto Olimpíadas, com objetivo de propor novos desafios aos alunos. Com o empenho de alunos e professores, o Colégio apresentou excelentes resultados em 2014.

Na Olimpíada Canguru de Matemática, foram conquistadas 10 medalhas. Na Olimpíada Brasileira de Química Júnior, 13 alunos passaram para a segunda fase. Na Olimpíada Brasileira de Física, 19 alunos foram para a segunda fase. Esse resultado se transformou em 7 aprovações para a terceira fase da Olimpíada que será na USP, em Lorena. Na Olimpíada Brasileira de Matemática, o Colégio conquistou 11 aprovações para a segunda fase. Foram conquistadas, ainda, 4 vagas, de um total de 40 em todo o Brasil, para a participação na Escola Olímpica de Química, na USP, em São Paulo. Dois alunos participaram da terceira fase da Olimpíada Brasileira de Química – Ensino Médio, também na USP, em São Paulo. No Torneio Virtual de Química, foram mais 4 alunos classificados para a segunda fase e na Olimpíadas Brasileira de Astronomia, foram conquistadas mais 34 medalhas. O Colégio ainda participou das Olimpíadas de Atualidades da Abril e do Desafio Nacional Acadêmico, conquistando excelentes resultados.
Para José Lucivaldo, coordenador do Projeto, os resultados conquistados devem-se à dedicação dos alunos, dos professores envolvidos, Rodrigo Carneiro Lima e Raul Lima Bastos e de toda a estrutura proporcionada pela escola. “Nosso objetivo é desafiar constantemente os alunos e as olimpíadas abrem essa possibilidade. Os alunos precisam de incentivo o tempo todo e as olimpíadas, tornam nossos alunos mais autônomos para o estudo e a pesquisa”. Para o coordenador, as olimpíadas possibilitam que os alunos se tornem mais competitivos, mas, de forma saudável. “Incentivamos os alunos a participarem das olimpíadas desde os primeiros anos, assim, o estudo torna-se algo prazeroso”, comenta.
De acordo com Wilson Ribeiro do Prado Júnior, aluno do 1º ano do Ensino Médio, participar do projeto olimpíadas o ajudou a melhorar nos estudos diários. “Depois que começamos a estudar para as olimpíadas, fica mais fácil estudar para as matérias do currículo. Embora não seja obrigatório, todos os alunos deveriam participar, escolhendo a área que gosta mais e se dedicar para conquistar resultados positivos”. Wilson conquistou duas medalhas, uma de bronze na Olimpíada Canguru de Matemática e uma de ouro, na Olimpíada Brasileira de Astronomia, e a vaga na escola Olímpica de Química, ainda participou de outros desafios: Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Paulista de Matemática, Olimpíada Brasileira de Física, Torneio Virtual de Química, Desafio Abril e Desafio Nacional Acadêmico. O aluno está na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática, na terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física e na segunda fase do Desafio Abril. Segundo Wilson, todos esses desafios o estão preparando para o que ele chama de “Projeto ITA”, já pensando no vestibular.
O coordenador do projeto afirma que para os alunos, participar das Olimpíadas não é apenas uma competição, mas, a possibilidade de buscar resultados significativos, que refletem no dia-a-dia do aluno em sala de aula.
“O caminho das Olimpíadas é uma das grandes apostas da escola; neste ano participamos, principalmente, na área de Exatas – que são as mais tradicionais, mas a partir do ano que vem serão inseridas outras Olimpíadas na área de Humanas, Biológicas, Robóticas, entre outras. Estendendo ainda mais a participação dos alunos e conquistando mais resultados”, conclui.





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