quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prefeitura melhora e amplia ações do Núcleo de Apoio da Saúde da Família




Ações consistem em atividades de promoção da Saúde, de prevenção de diferentes doenças e já contemplam centenas de pessoas

Desde o início da gestão do prefeito Mauricio (PT), a Prefeitura de Ubatuba melhorou e ampliou as ações do Núcleo de Apoio da Saúde da Família.

As ações consistem em atividades de promoção da Saúde, de prevenção de diferentes doenças e contemplam centenas de cidadãos das regiões sul e central da cidade.

Atualmente, cerca de 15 profissionais, entre fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais, massoterapeutas e psicólogos participam do projeto.

Para 2015, o Plano Municipal de Saúde inclui a ampliação do número de equipes, com objetivo de contemplar também a região norte.

Nos postos de Saúde das regiões sul e central, a população encontra um calendário com as datas e horários das atividades.

Para obter mais informações, procure o responsável pelo posto de Saúde da sua comunidade.
 

Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Com a publicação da Portaria 3.124, de 28 de dezembro de 2012, o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: o NASF 3, abrindo a possibilidade de qualquer município do Brasil faça implantação de equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe de Saúde da Família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário