terça-feira, 9 de dezembro de 2014

É preocupante a falta de água para a Agropecuária na Região





São muitos hectares de milho, arroz e hortaliças, que deixam de ser cultivados em Pindamonhangaba devido a falta de chuva na região. É preocupante a situação atual dos produtores que iniciaram o plantio de milho para silagem, sendo esta produção para alimentar o gado leiteiro na próxima seca. A falta de água compromete o desenvolvimento da cultura, e a deixa mais susceptível ao ataque da lagarta do cartucho, e com isso baixando a produtividade estimada pelo produtor.
A cultura do arroz é a menos prejudicada na região, porque 95% dos produtores do município utilizam água bombeada do rio Paraíba, mas que também correm o risco de ficarem sem água na próxima safra, caso o governo do estado, comece a bombear água para a grande São Paulo.
A produção de hortaliças, essa sim, é a mais prejudicada no município, com nascentes e pequenos riachos secando, se torna impossível a produção, devido a necessidade de se realizar no mínimo duas irrigações diárias.

Segundo o engenheiro Agrônomo Walter Timóteo, os produtores que ainda tem água para o sistema de irrigação das hortaliças, sofrem com o ataque de fungos e bactérias nas culturas, devido a alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar. É questão de tempo para o aumento dos preços do leite, arroz e hortaliças chegarem ao consumidor final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário