quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Momento de Reflexão



Árvore de Natal: o Simbolismo da Árvore de Natal 

Ano após ano é chegada a hora de montarmos a Árvore de Natal em nossas casas, porém quantos de nós sabemos da origem e do significado dela?
Já é tão bonita, tendo consciência de seu lado místico fica mais interessante ainda!
Os relatos mais antigos que se conhece sobre a Árvore de Natal (ou Árvore de Cristo como é conhecida em algumas regiões da Europa), datam meados do sec.XVII, provenientes de uma província francesa, a Alsácia. 
É usado o pinheiro devido ser uma árvore de florescimento nesta data, do nascimento de Jesus, e também por ser a única árvore que fica verde mesmo com imensidões de neve.
Este costume foi passado de vizinho à vizinho, alcançando hoje países que sequer tem neve .
A Árvore de Natal tem profunda ligação com as tradições Alquímicas Cabalísticas e Cósmicas, todos enfeites, presentes, cores... tem um significado altamente simbólico.

Ela representa o Diagrama Cabalístico da Vida, chamada Árvore Cabalística ou Árvore Sefirótica.
Nesse diagrama está representada toda a Vida e todas as dez (10) dimensões do Universo. 
Está Árvore possui dez (10) galhos que vão desde Kether (O Pai Perfeito) até Malchut (O Mundo Físico). Representa a lâmina do Tarot dez (10) -- A Retribuição (Roda da Vida ou Fortuna).
Este arcano nos fala da Lei da Essência da Vida, Lei dos Dez, do Sistema Decimal e da Árvore da Vida.
Lei da Retribuição, do eterno retorno. 
Tudo retorna, retornam os mundos, os céus, as estrelas, as quatro estações ...
A Árvore da Vida é composta por três (3) triângulos e um (1) ponto. O primeiro triangulo é ascendente, a Trindade Divina, os dois seguintes são descendentes (projeções do primeiro), e o ponto, que representa o concreto no Plano Físico.
O arcano é a Roda da Vida em suas infinitas mudanças, precisamos nos conhecer através dos quatro (4) planos, espiritual, mental, astral e físico. 
Nesta árvore agora podemos perceber que se encaixa o Ser Humano.

Dicas e simbolismo dos Enfeites
TIPOS DE ARVORE > Se possível um pinheirinho, já que esta árvore representa a energia luminosa da Era de Aquarius, ou seja, símbolo da Era Aquariana.
LOCALIZAÇÃO > Pode-se colocá-la ao centro da sala ou no leste, onde o Sol nasce.
COMO ENFEITAR > Sempre de cima para baixo, respeitando as forças descendentes do Espírito Divino que vem para nos abençoar no Plano Físico.
No topo da árvore fixe uma estrela dourada, que representa nossa Estrela Interior, na qual anseia em nos guiar na peregrinação da Vida. 
É o nosso Espírito Divino que precisa nascer em nossa consciência (o topo é a nossa consciência).
Os enfeites alegorizam virtudes, poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, assim como dentro de nossa casa (onde está a árvore).  
03 SININHOS > Simbolizam a Santíssima Trindade, as três Forças Primarias do Cosmos (Pai, Filho e Espírito Santo). 
07 ANJINHOS > Representam os sete Espíritos Angélicos Santificados, que estão diante de Deus intercedendo por todos nós. 
12 BOLAS > Podem ser mais, porém as maiores devem ser doze, este representa as 12 Leis Císticas, os 12 Salvadores, os 12 Cavaleiros da Távola Redonda, que nos protegem.
07 BENGALINHAS > Simbolizam as sete kundalines que devemos trabalhar para encarnarmos nossos poderes que divinizam. 
Os enfeites ao pé da árvore representam todas as virtudes que queremos alcançar em nossa vida espiritual.
VELA QUADRADA de cor amarela > coloca-se na base da árvore e na noite de Natal acender para que toda simbologia se transforme num carregador de energia astral altamente energizado (recomenda-se que a mulher ascenda a vela).
RECIPIENTE COM ÁGUA > colocá-lo do lado oposto da vela acesa, pode ser uma pequena jarra (coberta para que nenhuma impureza caia na água). Representa nossa purificação, tanto com a água e com o fogo, para iniciarmos verdadeiramente a construção de nossa árvore Interna. 
É, geralmente fazemos muitas coisas sem sequer saber o que há por trás, fazemos porque sempre foi assim, nossos pais faziam e seus pais também, e aqui estamos nós parando um pouco para refletir, hoje sobre a árvore. 
Mas é claro que eu não iria perder a chance de deixar para você a sugestão de começar a ir a fundo nos significados das coisas que faz rotineiramente, das coisas que acredita, das coisas que pensa, das coisas que gosta, das palavras, etc.
De onde vieram e o que a principio realmente significavam? 
De fato são boas essas perguntas!
Sempre podemos ter uma explicação, um porque de tudo que fazemos.
Buscar o significado do porque as coisas são, é uma questão de hábito, mas também é uma questão de atenção para consigo.
Que a Luz do Cristo Cósmico ilumine sua casa com esta maravilhosa representação mística que é a Árvore de Natal.
Boas Festas


Nenhum comentário:

Postar um comentário