20140602_mais médicos_São Sebastião_(Ricardo Faustino/PMSS)
Programa Mais Médicos aumenta atuação no Vale do Paraíba
Ricardo Faustino/PMSS
Dez cidades da região foram incluídas no novo edital do Programa Mais Médicos, publicado nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União. Os médicos interessados tem até o dia 29 de janeiro para realizar sua inscrição.
Dos 1.500 municípios que passam a ser atendidos nessa nova fase do programa, foram selecionadas as cidades de Bananal, Cruzeiro, Caraguá, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Queluz, Taubaté e Ubatuba.
Nesse momento, o programa vai priorizar prefeituras com 20% da população em extrema pobreza, locais do semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e periferias, além de cidades com índice de desenvolvimento humano baixo.
“Vamos focar na população que mais precisa. É exatamente a população que mais precisa do apoio do Ministério da Saúde que terá garantido o direito ao acesso, com regras claras, estabelecidas nacionalmente, com ampla divulgação”, diz O ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o lançamento da nova fase do Mais Médicos.
InscriçõesNo novo edital, brasileiros continuam com prioridade na seleção. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.
Outra mudança importante é que a data e o horário da inscrição do médico não serão mais considerados na seleção. Os médicos que tem intenção de ficar na mesma localidade realizando seu trabalho também vão poder optar pela opção.
Para a classificação do médico na concorrência das vagas, foram estabelecidas algumas regras como: título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; e ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho, VER-SUS, do ProUni ou FIES.
Caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.
As inscrições e outras informações podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.