terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Deputado padre Afonso faz um balanço da região



O deputado estadual padre Afonso (PV) concedeu uma entrevista ao Jornal O Regional onde fez um balanço da saúde da região e também falou da crise hídrica.

O Regional:Que balanço o senhor faz da saúde em nossa região?
Padre Afonso: Nós avançamos na questão da saúde. Hoje temos a Santa Casa de Lorena recuperada, temos um Hospital Regional em Taubaté, mas temos problemas seríssimos com a Santa Casa de Cruzeiro, de Cachoeira Paulista e de Guaratinguetá. Temos o pronto socorro municipal de Taubaté, que não consegue atender à demanda e os pacientes ficam aguardando leitos de UTI e internações.
Temos a Santa Casa de Ubatuba que vai ter o problema resolvido, principalmente dos casos de alta complexidade, com a implantação do Hospital Regional em Caraguatatuba. Essas santas casas vivem em crise, alguma delas quase fechando. Em Campos do Jordão, por exemplo, o Hospital São Paulo, foi encampado pela Prefeitura por um prazo de 90 dias, pois estava quase fechando.
Saúde sempre é um desafio e as Prefeituras tem gasto 30%, que é o dobro daquilo que deveriam gastar para não resolver o problema. Por isso defendemos a implantação de um Hospital Regional no Vale Histórico para atender a 17 municípios e com isso diminuir o impacto da demanda no Hospital Regional, em Taubaté.
Também avançamos: já temos o AME em São José e em Caraguatatuba; o de Lorena deve ser inaugurado por esses dias. E se Deus quiser, logo serão iniciadas as obras do Centro Lucy Montoro e do AME em Taubaté. Mas ainda tem situações que nos preocupam muito.
Um exemplo são os casos de oncologia que são muitos e o Hospital Regional, não está dando conta. Os pacientes ficam aguardando meses por uma consulta, por um exame e depois,para fazer uma cirurgia e ter o tratamento de radioterapia e quimioterapia. Seria importante que tivesse outras unidades na região para o atendimento oncológico.
Resumindo: caminhamos, mas ainda temos desafios como a questão do atendimento de oncologia, a falta de leitos de UTI e a necessidade de implantação de um Hospital Regional no Vale Histórico para atender melhor aquela região e diminuir o impacto aqui no Regional.

O Regional: O Vale poderá ficar sem água?
Padre Afonso: Sem dúvida a questão água é séria. Temos a bacia do rio Paraíba do Sul que não tem recebido investimentos. O rio está assoreado, a mata ciliar precisa ser recuperada e ainda existe o impacto de uma extração de areia, infelizmente ainda predatória, em alguns casos.
Existem mineradores que não respeitam o mínimo da legislação e a Cetesb e o Ministério Público tem que agir nesses casos. Também há aqueles mineradores sérios, mas alguns querem o lucro a qualquer custo, destroem e não obedecem os limites. A recuperação das nossas matas e de nossos mananciais também são ações muito importantes e necessárias.
Não posso afirmar, no entanto, se o Vale vai ficar sem água, mas enfrentará muitas dificuldades. Se Deus quiser vai chover e a populaçãotambém está tomando consciência, mudando os costumes, fazendo o uso racional da água e nós vamos superar essa crise.
Para isso será preciso também haver investimentos nas bacias, ribeirões, com recuperação da mata ciliar e sem o despejo de esgoto em nossos córregos, ribeirões e rios, pois o Homem não vive sem água e é uma burrice nossa tratar os recursos naturais como têm sido tratados. Temos desafios grandes a serem superados nessa questão.
O Vale não ficará sem água, mas terá que tratar os seus recursos hídricos de maneira racional, inteligente e planejar obras que possam evitar o pior. Eu diria que a obra principalé a recuperação do rio Paraíba do Sul, da sua mata ciliar, a limpeza das macrófitas e o cuidado para que a extração de areia seja mais sustentável e respeite o meio ambiente. Assim a gente vai passar por essa crise.

O Regional: Como foi sua visita à Fazenda Coruputuba?
Padre Afonso: Minha visita foi para socorrer um grito da Cooperativa pedindo a minha visita, por causa das dificuldades que está enfrentando. Eles assumiram a direção da fábrica, estão produzindo, mas assinaram um contrato numa condição que hoje é desfavorável. Isso trouxe muitas dificuldades e eles pediram ajuda para vencer esta fase. Acho que seria necessária uma revisão urgente do contrato, que estabeleça uma igualdade maior, com a possibilidade de vencer os desafios.
Também acho importante encontrar parcerias e nesse sentido liguei para a Fíbria tentando promover essa parceria e ajudar a Cooperativa.
Mas foi bonito ver o esforço de trabalhadores, desses pais de família – são 180 famílias que dependem daquilo para sobreviver – que recuperaram todo o parque industrial que já estava defasado e colocaram a fábrica para funcionar.
Eu acredito na união das pessoas para fazer acontecer o sonho dessa cooperativa quesempre terámeu apoio. Eles agora precisam de toda a atenção e, portanto, rogo ao Judiciário que observe todo o trabalho que está sendo feito e que não julgue simplesmente olhando para o papel, mas que possa entender as dificuldades que eles passam e a necessidade de uma revisão contratual.

O Regional: Em relação à eleição municipal qual será a postura do deputado?

Padre Afonso: A postura do deputado no momento é conversar, ouvir, ver quais são as demandas, ajudar o município. É cedo para tomar uma postura em relação às eleições. Na hora certa, no momento da eleição,vamos escolher um lado. Acabei de ser eleito e quero trabalhar por Pindamonhangaba para ajudar a administração que aí está e fazer parcerias para o bem da população. Este é um ano de trabalho e vamos fazer o melhor para honrar os votos que tive na cidade e trazer melhorias para a população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário