sexta-feira, 27 de março de 2015

Sindicato Rural de Pinda divulga Cadastro Ambiental Rural



O Sindicato Rural de Pindamonhangaba está oferecendo o serviço para cadastramento no CAR - Cadastro Ambiental Rural. O cadastro deve ser feito por todos os proprietários de propriedade rurais. O prazo para cadastro termina em maio e a procura ainda é bem pequena.
O CAR é um cadastro eletrônico que deve conter os dados básicos das propriedades rurais, sendo obrigatório para todas as propriedades e posses rurais. O cadastro é uma ferramenta prevista na Nova Lei Florestal para adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração.
O presidente do Sindicato Rural, João Bosco A. Pereira, está preocupado com o número de propriedades cadastradas. "Embora o Sindicato esteja oferecendo o serviço, os produtores de maneira geral, não estão motivados a se cadastrarem. Isso implica em dificuldades futuras, pois como o cadastro é feito pela internet, o sistema que já está lento agora, pode se tornar inacessível, mais próximo do prazo de entrega", avalia.
Dessa forma, o Sindicato está desenvolvendo uma divulgação na mídia local e regional para que os produtores se organizem para realizar o cadastro.
Lembrando que o CAR oferece vantagens para os proprietários, como a obtenção de lincenças ambientais, de crédito agrícola e o direito de regularizar o uso consolidado em APP, por meio do Programa de Regularização Ambiental. Por outro lado, o proprietário pode sofrer sansões se a propriedade não estiver inscrita no CAR. O proprietário poderá sofrer advertências ou multas, além de não poder mais obter nenhuma autorização ambiental ou crédito rural.
Para se cadastrar são necessários os seguintes documentos:

- Nome, CPF, RG,  endereço de correspondência, email, endereço da propriedade, CCIR, área da propriedade (matricula ou Levantamento Planialtimétrico), comprovante de posse (Matricula, Escritura, Contrato de Compra e Venda, Usucapião, ou algum documento que comprove que é o legítimo dono da Terra.

Outras informações podem ser obtidas no Sindicato Rural de Pindamonhangaba, à Rua Frederico Machado, 65, centro. Ou entre em contato pelo telefone (12) 3643-2144.

Nenhum comentário:

Postar um comentário