segunda-feira, 13 de abril de 2015

Agricultores familiares são orgulho da cidade



Série de reportagens produzidas pela Secretaria de Comunicação Social apresenta agricultores familiares da cidade, que desde de 2013 vem fornecendo produtos para as merendas das Escolas Municipais 

A Secretaria Municipal de Comunicação Social lança a partir desta segunda-feira (13/4) uma série de reportagens sobre os agricultores familiares ubatubenses que desde 2013 vem enviando seus produtos para as merendas das escolas da rede municipal de ensino da cidade.

O primeiro produtor a receber a visita da equipe da pasta foi o Sr. Luciano Seiti, dono de uma fazenda localizada no Monte Valério, região sul da cidade, que produz legumes e hortaliças. 

Luciano é nascido e criado no município, tem a agricultura como paixão e sente orgulho em ver seus produtos nas merendas das escolas e nos pratos da criançada. 

Por isso, tenta sempre aprender cada vez mais com cursos que aperfeiçoam suas técnicas de plantio. "Para fornecer o que produzo para as escolas, é necessário mais cuidado e muita atenção", diz o agricultor.

Sua fazenda tem mais de 40 anos e hoje abriga seus parentes, que também trabalham na plantação, em um típico ambiente de agricultura familiar.

"A agricultura familiar é fundamental. São produtos como os nossos que levam comida para a mesa dos trabalhadores brasileiros e quase ninguém reconhece. Me sinto muito feliz por ser reconhecido aqui em Ubatuba", afirma o agricultor.

Agricultura Familiar

Nos dois primeiros anos da gestão do prefeito Mauricio, o valor investido pela prefeitura de Ubatuba na agricultura familiar local saltou de R$ 30 mil para cerca de R$ 1 milhão.

O esforço da articulação entre as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Pesca, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, da Casa da Agricultura e do IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) tem o objetivo de fazer cumprir a Lei Federal 11.947, bem como oferecer uma alimentação de qualidade para os estudantes ubatubenses.

Pela lei, pelo menos 30% dos produtos adquiridos para alimentar os alunos com os recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) devem vir da agricultura familiar.

De acordo com Maurici Romeu, a iniciativa segue de vento em popa em 2015, mas os números exatos ainda não saíram.

“Não só vamos manter o projeto em andamento como nossa meta é buscar a ampliação desses números. Informaremos a população assim que fecharmos os valores exatos. Estamos muito orgulhosos de nossos produtores e agradecemos cada um dos profissionais envolvidos na iniciativa, que já é referência para as cidades da região”, comemora Romeu.

Confira no link a reportagem do Programa Planeta Vanguarda sobre a agricultura familiar em Ubatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário