terça-feira, 14 de abril de 2015

População reclama de valores altos cobrado pelo Velório Municipal





Já faz um tempo que o velório de Pindamonhangaba, que todos conhecem como velório Municipal, está sendo questionado por munícipes e funcionários de funerárias, pois o velório que todos conhecem como municipal, está cobrando taxas altíssimas dos moradores para velarem seus entes queridos, mas mesmo cobrando valores altos os administradores do local oferecem um serviço de péssima qualidade, com uma estrutura ruim e defasada. 
Atualmente para utilizar uma sala simples do “Velório Municipal”, os munícipes precisam pagar 300 reais, e para utilizar a sala de luxo, que de luxo não tem nada é apenas um pouco maior que a simples, os moradores precisam pagar 600 reais.
Mas como todos sabem o velório não tem oferecido condições nenhuma para os moradores, as salas estão precisando de reforma, a limpeza do local não tem uma manutenção regular, os banheiros na maioria das vezes estão sem condições de higiene, sem falar que o tamanho do local está defasado para a quantidade de habitantes de Pindamonhangaba, sendo que tem dia que está lotado e não consegue atender a todos.
Sem dizer que o velório não oferece segurança nenhuma no local para famílias que velam seus parentes a noite, sendo que já ocorreu furtos no local.
Em cidades vizinhas os velórios municipais cobram em média um valor de 90 reais, mas pelo que temos observado Pindamonhangaba não possui um Velório Municipal, pois os dois locais que temos, o Velório Sessolup e o Velório Pindamonhangaba, cobram valores altos da população.
Lembrando que o Velório Municipal foi construído na época que o atual governador Geraldo Alckmin era prefeito da cidade, que na ocasião passou a administração do local para a Santa Casa, mas atualmente o serviço está terceirizado para a empresa do sobrinho do governador.
O que observamos é que o velório que deveria ser municipal, não está oferecendo um serviço de qualidade e acessível para os moradores. A Santa Casa responsável pela área terceirizou o serviço e hoje a funerária que está administrando o local cobra taxas abusivas e a população fica a mercê dela, pois não tem um outro lugar para velar seus parentes.
Entendemos que está na hora da Câmara Municipal e do Ministério Público tomar frente do que está acontecendo, e ver qual a melhor solução, devolver a administração do Velório para Prefeitura ou construir um novo Velório Municipal. 




Um comentário:

  1. É uma falta de respeito com o Munícipe até na hora de sofrimento. Será que o Vereador Cal poderá interceder por nós? Pois conhece muito bem o local e presencia a precariedade. Estamos aguardando mais providencias importantes dos Vereadores.

    ResponderExcluir