terça-feira, 2 de junho de 2015

Presidente do COMUS pede opinião da comunidade em relação a terceirização da saúde


A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Irene Ribeiro em contato com a nossa redação está solicitando da comunidade a opinião se é favorável ou contrário a terceirização da saúde através da OS.
No último dia 27 ocorreu uma reunião envolvendo o COMUS, a Secretaria de Saúde e alguns vereadores, e para espanto até a primeira ministra da atual administração compareceu e, com muito autoritarismo tentou pressionar os membros do Conselho para votarem o projeto da OS o mais rápido possível.
Com todas as pressões possíveis e impossíveis que o COMUS de Pindamonhangaba está sofrendo por parte da Prefeitura, e de alguns vereadores, a presidenta Irene Ribeiro gostaria que todos se manifestassem dando a sua opinião, e o mais importante comparecendo no próximo dia 09 de junho, a partir das 18 horas, no primeiro andar do Centro de Especialidades Médicas (Posto de Saúde do Centro) para participar da reunião do COMUS, e dar força para os membros que querem o melhor para a saúde de Pindamonhangaba.
Portanto, se você é contra a terceirização venha participar desta reunião conosco.
Os interessados podem registrar a sua opinião aqui. 

3 comentários:

  1. A terceirização dos serviços públicos é uma forma cruel de ferir os conceitos da democracia. Explico meu ponto de vista. A contratação através de concursos públicos permite que todos disputem em condições de igualdade, onde o conhecimento e o preparo dos candidatos é o que importa, refletindo na melhoria dos serviços públicos e no atendimento democrático a todos, indistintamente, não importando se o munícipe tem ou não tem dinheiro, se conhece ou não conhece fulano ou sicrano. O direito aos serviços públicos não faz distinção de pessoas. Está na Constituição Federal. Na terceirização, a contratação de pessoas para prestar serviços públicos, se dará de forma particular, muitas vezes pelo relacionamento. Todos sabem que quando se consegue um emprego através do uso do relacionamento, cria-se um vínculo de obrigação do empregado com o empresário que o contratou, que por sua vez, tem interesses econômicos próprios da permanencia do Prefeito pois assim garantem o conforto financeiro de sua empresa. Desse modo, é fácil perceber o ciclo vicioso que se forma. A Lei de responsabilidade fiscal limitou a "festa" das contratações dos cargos comissionados pelos Prefeitos (os famosos Trens da Alegria) e a terceirização é a válvula de escape encontrada para burlar essa Lei. A terceirização permitirá que as empresas contratadas sejam o CABIDAÇO DE EMPREGOS dos Prefeitos para "encaixar" os correligionários que ficaram de fora dos cargos comissionados. Essa interferência na contratação de pessoas poderão se transformar em votos, via pressão interna na empresa (alguns empresários inescrupulosos poderão pressionar seus funcionários com aquela velha e batida ladainha de que se o Prefeito Fulano de Tal não ganhar a próxima eleição, a empresa irá falir e VOCE perderá o seu emprego...etc...etc...). Aprovada a terceirização, os serviços públicos básicos ficarão sujeitos aos interesses econômicos das empresas vencedoras das concorrências ou chamadas públicas. O assunto é complexo e polêmico, merecendo debates mais aprofundados antes de qualquer decisão. Por fim, se o dinheiro público é para sair para o bolso dos empresários que receberão para administrar essa mão de obra, porque não criar o plano de carreira para os servidores públicos, rever a quantidade de cargos comissionados e contratar novos servidores através de concursos públicos com salários compatíveis com o mercado? Talvez o custo seja o mesmo, mas com a garantia da continuidade dos serviços. Então, fica a pergunta incômoda: terceirizar é acreditar que os empresários saberão administrar aquilo que a Prefeitura não soube???

    ResponderExcluir
  2. Prezados seguidores deste Blog, bom dia. DEVEMOS TODOS OS MUNÍCIPES NÃO APROVAR A TERCEIRIZAÇÃO, 1º- PORQUE ESTA É UMA PRÁTICA MOMENTÂNEA QUE TEM PRAZO PARA TERMINAR (CONTRATO $$$) TEMOS O DIREITO DE TER SAÚDE DE QUALIDADE E DEFINITIVA, COM A TERCEIRIZAÇÃO APÓS O FIM DO CONTRATO EM 2017, VOLTAMOS DE NOVO À ESTACA ZERO E DE NOVO TEREMOS QUE MENDIGAR SAÚDE, COISA QUE É OBRIGAÇÃO DO GOVERNO, POR ISSO DIGO, É ESCONDER SUJEIRA PRA DEBAIXO DO TAPETE. 2º - A PREFEITURA DEVE CORTAR SEUS GASTOS COM CARGOS COMISSIONADOS E FORMAR SUA EQUIPE COM FUNCIONÁRIOS QUE FIZERAM CONCURSO E AGUARDAM SER CHAMADOS. 3º - PRA ESTA COMPRA DE SERVIÇO TERCEIRIZADA, NÃO VAI HAVER LICITAÇÃO, PORTANTO, JÁ TEM ALGO ARRUMADO AÍ. TEMOS QUE VALORIZAR NOSSO DINHEIRO, COBRAR PARA SE TER ALGO CONCRETO E DEFINITIVO. Abs

    ResponderExcluir
  3. Sê estas NOVAS UNIDADES de SAÚDE que estão prontas para inauguração,forem compostas por FUNCIONÁRIOS DEFINITIVOS (CONCURSO), A POPULAÇÃO GANHA, pois, NÃO HAVERÁ MAIS ESTE PROBLEMA PARA SE PREOCUPAR, CORTA-SE O MAL PELA RAÍZ. Sê TERCEIRIZAR, TODA VEZ QUE SE FINDAR o CONTRATO, TERÁ QUE RENOVAR E ASSIM PINDA SERÁ SEMPRE FREGUÊS DE ORGANIZAÇÕES E NÃO HAVERÁ MAIS DINHEIRO QUE CHEGUE, PINDA IRÁ PARA O BURACO, daí vêm as desculpas que não tem $$$$ para os EXAMES e o nosso TRATAMENTO VAI FICAR INCOMPLETO de NOVO,contudo, DIAGNÓSTICO PENDENTE.
    CADÊ O SINDICATO?
    CADÊ O COMUS?
    CADÊ O LEGISLATIVO?
    POR FAVOR, NÃO ERREM, REPRESENTEM COM SERIEDADE SEU POVO.

    ResponderExcluir