segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Frentes parlamentares vão defender RM Vale e rio Paraíba do Sul



O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) coordenou na quarta-feira (5) na Assembleia Legislativa, o lançamento de duas frentes parlamentares de interesse do Vale Paraíba. A primeira delas em defesa dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e a segunda visando a proteção e recuperação da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul. 
Participaram ainda do evento de lançamento os deputados Davi Zaia, Hélio Nishimoto e Caio França, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que também preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, vereadores e outras lideranças políticas e representantes de cidades da região. O secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, também esteve presente.  
Padre Afonso explicou que a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte está sendo relançada, uma vez que já havia sido criada em 2007. "Essa frente já deu muitos frutos, principalmente nas questões relacionadas à saúde na região", disse.  
O Vale do Paraíba concentra 2,265 milhões habitantes, 5,49% da população do Estado e tem importante atividade econômica, principalmente nos municípios que se situam no eixo do Paraíba do Sul e da rodovia Presidente Dutra. A frente visa contribuir e fomentar o desenvolvimento sustentável, trazer melhorias nos índices sociais e econômicos e defender os interesses da população. 
Já a Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul se propõe a trabalhar pela recuperação do rio, antes de qualquer proposta de transposição, e pela conscientização da sociedade sobre os cuidados que devem ser tomados para preservá-lo.
Os principais problemas da bacia, segundo Padre Afonso, são a extração descontrolada e predatória de areia, que abastece os grandes centros urbanos e provoca o assoreamento e deixa enormes cavas sem recuperação; a falta de tratamento do esgoto doméstico; e a expansão urbana sobre as várzeas, com a consequente destruição da mata ciliar. 
Como representante dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, disse que a região “é rica e próspera, com muitas diferenças e contrastes”, e precisa reunir forças para avançar no seu desenvolvimento. “Tenho certeza de que todos os prefeitos e a sociedade apoiam a iniciativa dessas frentes parlamentares", afirmou.
As frentes parlamentares ainda não têm um cronograma de trabalho concluído, mas devem ser lançadas brevemente na própria região para estimular o diálogo dos parlamentares com a população e lideranças regionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário