segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Igreja São José da Vila Real



O vereador Roderley Miotto encaminhou o requerimento 1.476/2015, ao governador Geraldo Alckmin, com cópia aos deputados Estaduais Fernando Capez, Hélio Nishimoto e Padre Afonso, e aos deputados Federais Samuel Moreira e Eduardo Cury, em que solicita aos parlamentares que encaminhem emendas com verbas para a reforma da Igreja São José da Vila Real.
O vereador justifica seu pedido no fato que, a Igreja São José da Vila Real é considerada Patrimônio Cultural de Pindamonhangaba. A Igreja São José da Vila Real é um panteão cívico histórico, por conter os despojos de parte da Guarda Real de Dom Pedro I, os Dragões da Independência. Sua importância não se dá apenas por ser um templo religioso, mas também um mausoléu de interesse nacional.
A Prefeitura vem realizando estudos e intervenções junto à empresa Pauliceia Arquitetura, Restauro e Projetos Culturais, autora do projeto básico de restauro, processo n° 59408/2009, aprovado pelo Condephaat através do Ofício n° 305/2011, que solicitaram o inicio dos trabalhos com urgência máxima.
O Edil lembra ainda que o Projeto já foi aprovado pelo Ministério da Cultura, através do IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pela Lei Rouanet/PRONAC. A empresa Pauliceia Arquitetura, está habilitada para captar recursos junto a empresas de iniciativa privada, no entanto sem previsão para o inicio das obras de restauro, devido a falta de interesse de patrocinadores.
"Parabenizo os funcionários da Prefeitura envolvidos, dentre eles a diretora do Departamento Histórico Karina Lacorte pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. Precisamos agir rápido. É de extrema importância que consigamos o quanto antes o restauro de um patrimônio como esse, é muito triste passar em frente a Igreja São José, e ver a situação em que ela se encontra, é um pedaço da história de nossa cidade, que também marca a Independência do Brasil, que a cada dia se deteriora cada vez mais, podendo vir a cair a qualquer momento”, conclui o vereador Roderley Miotto.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário