quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PROCURADOR MUNICIPAL QUE DENUNCIOU SECRETÁRIA JURÍDICA SOFRE PERSEGUIÇÕES



Matéria de capa na edição 172 do jornal O Regional, a denuncia realizada pelo Dr. Antonio Florencio contra a Secretária Jurídica Synthea Telles de Castro Schmidt, que teria utilizado carro oficial para levar mala da filha até seu apartamento São Paulo, gerou perseguições aos procuradores municipais concursados e violação à direitos constitucionais dos profissionais na área do jornalismo. Em documentação oficial do Município de Pindamonhangaba, a Secretária Synthea indagou ao procurador municipal qual o motivo do jornalista estar no prédio da Prefeitura e também o conteúdo da conversa que o procurador teve com o jornalista Antonio Edwar. Essa atitude é de pura arbitrariedade e gera diversas ilegalidades, primeiramente porque todas as pessoas têm direto ao acesso à informação e, depois, por conta do artigo 5º da Constituição Federal que diz que ao profissional de jornalismo é assegurado o sigilo das fontes de informação. E mais, o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros afirma que os jornalistas não podem admitir a violação ao direito ao acesso à informação, principalmente não podem admitir a censura. Importante ressaltar que os Ministros do Supremo Tribunal Federal já decidiram que o jornalismo e a liberdade de expressão não podem ser pensados e tratados de forma separada. Os procuradores municipais Dr. Antonio Florencio e Dr. Daniel Zenha nos disseram também que esta situação de perseguição, segundo do Direito do Trabalho, configura assédio moral e que processarão a Dra. Synthea Telles por esta arbitrariedade.  Ainda, prometem os procuradores muncipais, em atitude de respeito ao dinheiro público e ao cidadão pindense, doar integralmente o valor da indenização que ganharem na Justiça do trabalho para as seguintes entidades: APAE de Pindamonhangaba, Lar São Vidente de Paulo, Lar São Judas Tadeu, Lar Irmã Julia e Lar de Velhos Irmã Terezinha.



13 comentários:

  1. A melhor coisas que esses senhores tem a fazer é doar esse dinheiro para entidades sérias, que tem pessoa que respeitam o dinheiro do povo. Eu já ajudei no Lar São Judas e lá agente não fica levando mala de filho pra lá e pra cá gastando dinheiro que pode comprar remédio, fralda. etc. É uma pouca vergonha esse negócio de desperdiçar dinheiro público. Chega.

    Eunice Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que as entidades do texto são idoneas e farão uma coisa, para o povo, com esse dinheiro.

      Excluir
    2. O Projeto Arte de Rua tmb ajuda essas entidades e respeita muito o trabalho feito lá

      Excluir
  2. Sou enfermeiro e já ajudei muitas dessas entidades de forma gratuita... Eles precisam de muito dinheiro mesmo e sei que eles usam o dinheiro público e de doações da forma mais transparente possível. Que Brasil que vive essa senhora que deve ganhar um salarião do povo e ainda tem a cara de pau de ficar usando carro publico, gasolina pública, pedágio publico, desgaste do carro público..PÚBLICO MINHA FILHA...PÚBLICO...não é seu.......isso é difícil de entender?????

    enfermeiro padrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as pessoas, principalmente os políticos, têm muita dificuldade de entender que a Administração Pública não é a casa deles, e que o dinheiro do povo é do povo e não deles. Mas precisamos conhecer essas pessoas e tirar elas do poder.

      Excluir
  3. Sou da parte financeira da Gerdau e sempre acompanho esse blog...hoje a iniciativa privada passa por uma imensa crise e estamos tendo que demitir vários trabalhadores competentes, pais de família, e o imposto que todos nós recolhemos pro governo é usado desse jeito aí.....pra dar vida de mordomia pra esse ou aquele - e isso, todo mundo sabe não é nada perto do que acontece mesmo. Já das entidades eu não conheço de perto mas a maioria delas eu escuto falar muito bem e acho que esse diunheiro vai ser muito bem gasto com quem precisa,,,,e não com quem quer acabar com o dinheiro que é do povo.

    Brasil, uma vergonha enorme

    ResponderExcluir
  4. Só tem tragédia nessa reportagem. Mas, como estudante de Comunicação Social da Univap posso afirmar que essa Secretária não tem conhecimento nenhum da Constituição e das inúmeras leis que protegem os jornalista e suas fontes e também das diretrizes de proteção à imprensa falada e escrita. Como bem escreveu o jornalista responsável a Constituição, que é a lei mais importante deste país, protege o jornalista e não permite esse tipo de violência ao profissional de comunicação.....É Ditadura Militar que ocorre aí nessa Prefeitura de Pinda? Pedro Werner, 3º ano de Comunicação Social.

    ResponderExcluir
  5. Senhorita Syntia, eu vou ter que pedir autorização pra vc pra poder entrar na Prefeitura? Vou ter que falar pra vc tudo que conversar com as pessoas? E na rua, na praça, etc, vc também manda? Que mundo que vc vive? Jornalista é um profissional que tem que ser super respeitado, pois eles são nossos olhos e nossos ouvido em qualquer lugar. Eu acho que vc comprou briga com uma categoria muito poderosa e vc está totalmente errada.

    Projeto Arte de Rua, Moreira César...
    asdartederua@gmail.com
    35224875, me liga pra eu falar umas verdades pra vc

    ResponderExcluir
  6. Doutores procuradores municipais parabéns por esta atitude de doar esse dinehiro pra caridade. Porque na verdade quem paga a conta é o pvo mesmo, é o pindense. Essa mulher já gastou dinheiro do povo pra levar mala da filha e ainda a prefeitura vai ser processada por causa dela, sorte que esses senhores vão doar o dinheiro a quem precisa. A APAE de Pinda já ganhou até premio internacional se não me engano. Meu nome é Paulo e sou um médio empresário em Pinda, esta cidade está largada e nossos lucros são cada vez menores......e ainda as pessoas passam a mão nos impostos? bricadeira.vergonha.

    Paulo Peças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve devolver o dinheiro, doar para uma Instituição e deixar o CARGO, pois não é de Confiança "do Povo".

      Excluir
  7. Senhores jornalistas deste Vale do Paraíba, apesar de estar apenas no primeiro ano de jornalismo, entendo que esta atitude da Secretária Jurídica deve ser combatida fortemente. Como que um profissional da comunicação, no exercício de sua profissão, é atacado de forma tão clara por uma pessoa que tem um cargo público ligado ao valor da Justiça? E o Prefeito e os vereadores não vão se manifestar também? E a sociedade civil organizada? Vou acompanhar este caso bem de perto!
    Vanessa Liviante César - UNITAU

    ResponderExcluir
  8. Acabo de chegar da Câmara Municipal e, pasmem, nada de abertura de C.E.I. para investigar as denúncias, os Vereadores Professor Osvaldo e Carlos 'Magrão' foram os únicos a assinar o pedido de abertura de C.E.I., os demais não estão nem aí. Cadê o povo de Pinda para cobrá-los? Fica claro que a Dra. Synthea errou e errou feio, utilizou do erário do município para assuntos particulares e os demais Edis o quê? Concordam com ela? Tem o rabo preso? É, tinha muita gente no caminhão do 'hômi' mesmo... Quarta-feira tem Audiência Pública da Educação, que tal aparecermos por lá e aproveitar e cobrar os demais Vereadores a demonstrar um mínimo de interesse pela população, sei que não é época de campanha para que nos encham de promessas, mas uma pressãozinha cai sempre muito bem. Cadê os indignados com a corrupção que fizeram micarestações acompanhando os movimentos de São Paulo? Será que precisaremos de um Prefeito petista, um Governador petista para fazermos algo? Se não é contra o PT, o pessoal fica quieto. Perguntei ao Cal a razão dele não ter assinado, desconversou... Eu sozinho não posso fazer nada, serei sempre ignorado, mas se mais pessoas se interessassem pela política em nossa cidade, já estaríamos dando um excelente passou rumo a um país melhor. A gente tem que limpar nossa casa primeiro. 'Bora?!

    ResponderExcluir