quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pronunciamento da Apeoesp sobre a Reorganização Escolar



O Governo Estadual, através de um projeto que ele batizou como Reorganização Escolar, mas que na verdade nada mais é do que a separação do ensino em prédios diferentes entre escolas destinadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o que na verdade provocará, isso sim, a desorganização da rede.
Segundo estimativas iniciais poderá ocorrer o fechamento de 30% das escolas e haverá problemas às famílias, sobretudo aos pais que tem filhos em etapas de ensino diferentes, que passarão a frequentar diferentes escolas.
Esta medida também obrigará muitos estudantes a frequentaram escolas longe de suas casas; exporá crianças e jovens a perigos, atravessando rodovias e movimentadas avenidas; poderá levar muitos estudantes a abandonarem a escola; enfim, prejudicará ainda mais a qualidade do ensino.
A reorganização pretendida pelo Governo parece atender a necessidades administrativas e financeiras do Estado, facilitando a municipalização do ensino.
Ela não atende às necessidades e aos direitos dos estudantes, dos professores, dos funcionários das escolas e da sociedade.

Para nós, da Apeoesp, em vez de desorganizar a rede, o Governo deveria reduzir o número de estudantes por sala de aula, equipar melhor as unidades escolares, implantar a jornada do piso, melhorar os salários dos professores, estabelecer um plano de carreira que atenda de fato às necessidades do magistério e tomar uma série de outras providências em direção à melhoria da qualidade do ensino nas escolas estaduais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário