terça-feira, 24 de novembro de 2015

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher



PRP de Tremembé apoia esta campanha e planeja a implantação desta iniciativa no município. “Da Paz no Lar para a Paz no Mundo: Tornar a Educação Segura para Todos”.

A Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi criada em 1991 por movimentos de mulheres e feministas vinculados ao Centro para Liderança Global das Mulheres (CWGL) e, atualmente, é realizada em mais de 160 países. Em Taubaté, a Campanha é realizada pela ACEASPP, através da ativista feminista: Lelia de Almeida Ramos e organizações afins, desde 2004.

SOBRE A CAMPANHA 16 DIAS
Desde seu estabelecimento em 1991, o C W G L é coordenador global da Campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero. Nos últimos 25 anos, a Campanha 16 Dias dedicou-se a defesa e à coordenação do trabalho em apoio ao fim da violência de gênero nos níveis locais, nacionais e internacionais. As datas, 25 de Novembro (Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher) e 10 de Dezembro (Dia dos Direitos Humanos), foram escolhidas para enfatizar a relação entre acabar com a violência de gênero e os princípios de direitos humanos e para realçar que a violência de gênero é uma violação internacional dos direitos humanos. A Campanha 16 Dias é utilizada como uma estratégica organizacional para a eliminação de todas as formas de violência de gênero por indivíduos, grupos e instituições ao redor do mundo.
Neste ano, a Campanha 16 Dias focará principalmente na relação entre militarismo e o direito à educação em situações de conflito violento, em paz relativa, e em uma variedade de ambientes educacionais, ao mesmo tempo em que continuará a apresentar elos com o militarismo como um sistema patriarcal de discriminação e desigualdade baseado em nossa relação com o poder.
A Educação é um bem público e um direito humano fundamental reconhecido no Artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e mantido em várias convenções e tratados internacionais e regionais sobre direitos humanos. No entanto, o direito à educação está sujeito a mudanças e transformações política, econômicas e sociais, deixando certos grupos (especialmente mulheres, meninas, pessoas com deficiências, pessoas LGBTQI, imigrantes e populações nativas) particularmente vulneráveis e passíveis de terem este direito crucial negado.
Nós podemos mudar nossa cultura, nos libertarmos da herança patriarcal que nos machuca.
Identifique e altere comportamentos e atitudes machistas. Tome uma atitude!
Junte-se a essa rede mundial que luta por um mundo melhor!
Una-se às mulheres e aos homens que, ao redor do mundo, têm se organizado pela efetiva igualdade de oportunidade e tratamento entre mulheres e homens.
Traga sua criatividade e solidariedade para o fim da violência contra as mulheres!
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário