quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

COMUNICADO ESPECIAL SOBRE A CAMPANHA SALARIAL DOS COMERCIÁRIOS DE PINDAMONHANGABA


Queremos fechar as Convenções!

Luiz Carlos Motta

No espaço de uma semana nossa Federação editou dois boletins relacionados à Campanha Salarial dos comerciários paulistas. Ambos tiveram seus respectivos arquivos enviados aos 68 Sindicatos Filiados para serem impressos, distribuídos nos locais de trabalho e circularem nas redes sociais. Eles também podem ser lidos neste Portal.
O primeiro, com a manchete “Patrões emperram assinatura de acordo”, esclarece aos trabalhadores o porquê do atraso nas negociações em suas cidades. O segundo, por outro lado, sob o título “Conquistamos aumento e avanços sociais”, mostra a “Vitória do Sindicato” na assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em dezenas de cidades da nossa base territorial. Tal êxito confirma que é possível vencer a intransigência patronal e, por meio da boa negociação, fechar acordos com reajustes, alguns com aumento real, e manter na CCT as chamadas cláusulas sociais, sempre ameaçadas pelas empresas.
  
Justas reivindicações
Os trabalhos da Comissão Negociadora da Federação e das diretorias dos Sindicatos têm sido permanentes. E os comerciários precisam saber disso. Se determinadas Convenções ainda não foram fechadas é porque os patrões que alegam dificuldades para pagarem a inflação cheia, numa única vez, por causa da crise econômica. Ocorre que nas bases nas quais a CCT já chegou a um consenso, a alegação inicial das empresas era a mesma. Mas com diálogo e rodadas de negociações intensas, a inflação integral foi paga e sem parcelamento. Sinal de que é possível atender as nossas justas reivindicações.

Regionais unidas
As Regionais da Federação instaladas nas bases nas quais a Campanha ainda não acabou estão mobilizadas. A busca de entendimento com os patrões continua e a tendência, a partir de agora é que ela aconteça em bloco. Ou seja, mesmo Sindicatos que já fecharam a CCT, vão dar apoio àqueles nos quais a Campanha não foi resolvida.  
Nosso contato com a categoria será intensificado. Publicaremos novos boletins esclarecendo que o impasse da CCT nestes lugares.  Divulgaremos os efeitos nas redes sociais, nos jornais dos Sindicatos e na imprensa local. Os Sindicatos estão fazendo a sua parte: lutar à exaustão para valorizar o comerciário com ganhos econômicos e sociais.   Unidos, somos mais fortes.
Aproveitarmos para desejar a todos os comerciários e comerciárias Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Luiz Carlos Motta - Presidente da Fecomerciários – Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário