quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Revendo o Passado de Pindamonhangaba



  
Salve Pindamonhangaba – “Terra Roxa do Talento e da Aptidão”


O Jornal O Regional Órgão de Comunicação, já, tão querido e respeitado em nossa cidade e região passará a fazer com eloquente emoção, homenagens aos pindamonhangabenses que viveram em nossos dias e conhecidos de todos nós. Personalidades marcantes que fizeram história, acendendo uma chama muito viva e brilhante iluminando todos os caminhos quer fossem culturais, históricos ou da fé.
Reverenciamos hoje o ilustre professor e doutor, historiador e cidadão apaixonado por Pindamonhangaba, sua terra natal, o Dr. João Laerte Salles que com sua cultura resgatou a história arquitetônica, moral cívica e política da Princesa do Norte.
Por tantos feitos em prol do cidadão, da cultura e da religião ultrapassou nossas fronteiras, recebendo de sua Santidade o Papa Bento XVI, hoje Papa Emérito, a Outorga do Título Pontifício De “Equestre Odine S. Gregorii Magni” em solene comemoração no dia 17 de dezembro 2010.
Hoje ao colocarmos em evidência o nome saudoso do Dr. João Salles, os prezados leitores saberão um pouco do pequeno agricultor, que foi desde o ano de 1988, que tendo cultivado a cana de açúcar e extraindo o seu caldo doce e generoso produziu deliciosa aguardente por todos aplaudida.
A aguardente recebeu de vários degustadores e poetas elogios sem fim. E do poeta Claudio Moreno registramos a seguinte poesia:
 
“Pinga do Barão”

Claudio Moreno
Pindamonhangaba, agosto de 1989

Fecunda e Generosa
Mãe Terra, Dadivosa,
Geretriz, Tão Pura
O teu Nobre Ventre Gera
A Semente Que Prospera
Se transforma em Doçura
 

Verde Cana, Teu Melado
Puro, Bem Fermentado,
Destilado ao Ferver
Surgindo Pronta, Cristalina
Aguardente, Tão Fina
Eu vos Convido a Beber

De tão Nobre Costa és filha
Das alegrias compartilhas
Dos Salões ao Porão
De sabor Tão Apurado
Tens Sucesso Assegurado
Sê Benvinda A Pinga do Barão



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário