segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Centro Clínico FUNVIC já atendeu mais de 50 mil pessoas





Desde 2005, a FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba -, mantém uma forte relação com a população carente da cidade, ao oferecer atendimentos odontológicos e tratamentos de fisioterapia, sendo muitos desses gratuitos.

Desde o início das atividades do Centro Clínico foram atendidas mais de 50 mil pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, cerca de 6 mil procedimentos clínicos por ano.

Segundo a paciente Carmem Bondioli Rezende, o tratamento oferecido pelo Centro Clínico FUNVIC foi essencial para o tratamento de um câncer de pulmão. “Eu tirei dois pedaços do pulmão devido um câncer, por conta disso eu não conseguia respirar, era até difícil andar de um cômodo a outro na minha casa. Agora, com a fisioterapia, melhorou 80%, o que tem sido algo muito bom para mim”, disse.

Para Maria Cristina R. Andrade, a fisioterapia realizada pela FUNVIC tem contribuído muito para a recuperação dela depois de uma queda. “Eu caí, quebrei os dois braços e comecei a fazer fisioterapia. Antes eu não conseguia pentear os cabelos nem escovar os dentes, hoje já faço tudo. Sem a fisioterapia eu acho que estaria com sequelas”, comentou.

José Alves de Sousa ficou um ano de cama e só conseguiu voltar a se movimentar com o tratamento oferecido pelo Centro Clínico. “Para mim foi 200% benéfico, pra quem ficou um ano acamado, sem sair da cama, por causa de meu acidente muito gravíssimo, foi tudo o que pode melhorar minha situação até hoje”, afirmou.

No departamento de fisioterapia são 4 clínicas de especialidades nas áreas de cardiorrespiratória,  ortopedia, neurologia e neuropediatria, com infraestrutura para atender seus pacientes com grande qualidade.

Já na parte odontológica, são realizados diagnósticos bucais, restaurações, raspagens, tratamentos de canal, próteses fixas e removíveis, cirurgias, radiografias, instalação de aparelhos, odontopediatria entre outros. Existem ainda os atendimentos de emergência que são oferecidos alguns dias da semana para os pacientes que estão sentindo dor e ainda não conseguiram sua vaga para tratamento.

Atualmente o Centro Clínico FUNVIC dispõe de duas clínicas odontológicas muito bem equipadas, totalizando 44 consultórios, onde os alunos podem exercer seus estágios supervisionados por professores mestres e doutores.

“Recebemos vários pacientes, com as mais diversas necessidades, e de acordo com o tratamento, o mesmo pode permanecer conosco por mais de um ano até sua alta definitiva. Muitos retornam ou indicam para um conhecido, o que nos comprova a alta qualidade dos atendimentos oferecidos”, afirmou Fabiana Lunardi, coordenadora do Centro Clínico FUNVIC.



“Após a avaliação clínica do paciente pelo aluno, com a anuência do professor, o paciente é encaminhado ao Serviço Social, onde é feita uma triagem sócioeconômica. Todos os atendimentos realizados no Centro Clínico, que são em grande número, colaboram para diminuição da sobrecarga do sistema público de saúde de nosso município, contribuindo para redução da demanda no serviço”, completou Fabiana.

O Centro Clínico FUNVIC tornou-se referência em excelência no atendimento e assistência social e recebe pessoas encaminhadas por médicos e serviços de saúde de Pindamonhangaba e região.

E como forma de expansão dos serviços prestados à população, será implantada neste ano de 2016 a Farmácia Escola e também o Ambulatório de Enfermagem.

O objetivo do Centro Clínico FUNVIC é fornecer ao aluno de graduação uma formação técnica e aprimoramento profissional e prestar atendimento à população. Possui instalações de alto padrão, equipamentos de última geração e está localizado em uma área de fácil acesso.

Além das aulas de graduação, há também, na área de odontologia, os cursos de pós-graduação, onde vários dentistas, não só de Pindamonhangaba, mas também de várias cidades, estados e até de outros países vêm em busca de aperfeiçoamento técnico.

Antes de ser adquirido pela Faculdade de Pindamonhangaba, o espaço era ocupado pelo Clube Literário, que ficou por muito tempo sem qualquer atividade e estava falido, permanecendo abandonado por anos e com uma dívida gigantesca.

A partir do momento em que a instituição de ensino adquiriu o prédio, assumiu todas as dívidas do antigo clube, inclusive as ações trabalhistas protocoladas contra o Literário, que foram unificadas em um pedido de penhora, sendo totalmente paga pela FUNVIC. A Faculdade de Pindamonhangaba recuperou o local, investindo principalmente em infraestrutura, dando vida a um espaço que estava em degradação e oferecendo riscos à população.

“Infelizmente por 10 anos, enquanto a FUNVIC estava pagando as dívidas e restaurando as instalações, ninguém apareceu para, sequer, buscar informações, assumir responsabilidades, pagar mensalidade, ou exigir qualquer direito. Se a memória do Clube foi preservada, foi graças à Faculdade de Pindamonhangaba, pois do contrário, a ruína que era em 2005 seria hoje apenas pó", disse o professor Luis Otávio Palhari, presidente da FUNVIC.

3 comentários:

  1. Queremos o cumprimento do termo de parceria, a assembléia vai se realizar!!!!!! Independentemente se a Fapi/Funvic investiu milhões para proveito próprio, o Clube agradece o investimento feito em proveito deles, se atendem a população carente não fazem mais que sua obrigação, isso não pode ser usado para sua própria credibilidade, pois a propriedade que eles atendem é do Clube !!!! Agora está na hora do cumprimento do contrato pela Funvic/Fapi que utiliza patrimônio particular para essa realização. De anos também não houve edital pela Funvic de chamamento dos sócios proprietários para a realização do que consta no termo de parceria, isso é contra a moral e bons costumes. Se ele quiserem partir para esse lado de ficar usando o povo carente como pretexto de não cumprir sua obrigação perante o Clube é uma covardia das boas, mas de nada adianta, pois a obrigação de atendimento de pessoas carentes está vinculada a Faculdade que os usa para treinamento dos seus alunos de odontologia, pois se constatar que há profissionais realizando esse atendimento caracteriza ato empresarial, ou seja, é uma Faculdade disfarçada de fundação religiosa para disfarçar perante aos órgãos fiscalizadores os impostos que deveriam pagar pelo uso comercial do prédio, o que é devido sempre por quem está na posse. A posse foi mansa e pacífica porque Dr. Caio autorizou a entrada desta instituição de ensino mascarada por uma religião, coitado dos cristãos que são usados e também dos atendidos que não são mais do que cobaias dos alunos. Mais isso é só parte da história, se pagaram dívidas trabalhistas (não fazem mais que a obrigação), mas e o resto? Cadê? Eles que sabem, tomar o patrimônio do Clube juridicamente é impossível, pois se existe um termo de parceria ele tem de ser cumprido, aliás, a partir do momento da quebra da piscina e dos milhões qw o Professor Luís Otávio vai ter que comprovar a Fapi/Funvic tem agora que cumprir com o restante e rápido, pois correm o risco de sofrer uma ação de indenização pelo não cumprimento do termo!!! Aviso desde já para qualquer leitor desta publicação, inclusive o Proprietário do Blog Sr. Walter Magui, toda ação gera uma reação, se o Clube estava abandonado foi por erro estatutário o que vai ser corrigido, se o Clube estava mal e a oportunidade era boa a Fapi/Funvic também se beneficiou, não existe ganhador nem perdedor, mas existe justiça e não vão tomar nosso patrimônio assim, pois se não quiserem cumprir o termo de parceria eles saem do imóvel, Professor Luiz Otávio não faça isso, quem usa e sai batido deixando todas as dívidas e também o patrimônio do Clube destruído não é de Deus, mas é do Mal irmão.

    ResponderExcluir