terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Quaresma


1 – Somos peregrinos do Céu!
A cada dia que passa nos encontramos diante de desafios que nos chamam a fazer escolhas, com as devidas consequências. Hoje, mais do que nunca, precisamos aprender a ser mais de Deus e menos do mundo. Talvez por demasiado tempo, tenhamos esquecido ou desaprendido a ser misericordiosos.
O tempo da quaresma – 40 dias e 40 noites – é tempo de chamado que Deus faz a nós, homens e mulheres, a caminharmos com os pés nos chão, mas com os olhos fixos no céu.
Herdamos do povo hebreu a tradição de gestos concretos que nos ensinam a viver a fé; portanto, em obediência à experiência de Jesus no deserto, nós também abraçamos o desafio de experimentar em nosso dia nosso dia-a-dia que não estamos sozinhos: se permitimos, somos guiados pelo Espírito Santo de Deus que nos ilumina, ajudando-nos a não perder o foco da nossa vida, caminhando com esperança e na certeza de que, como Jesus Cristo percorre conosco o nosso caminho, nós também somos chamados a caminhar juntos reconhecendo o rosto de Deus no rosto do irmão.
Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcar fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc.
Por isso, a quaresma é um tempo lindo, que fecunda a nossa alma através da oração, do jejum e das obras de misericórdia. E diante disso o que fazer? Num mundo frenético, como me comportar para fazer “a diferença”?

2- É urgente que abramos a nossa casa o nosso trabalho, as nossas escolas, os nossos grupos de amigos para a misericórdia de Deus. Somente assim, fazer a diferença!
Assim, esse tempo de Quaresma, todos e casa um é interpelado a olhar pra dentro do coração e responder à pergunta que não quer calar, o que devo fazer para melhorar a minha vida e a vida das pessoas que amo? O que devo fazer para que no deserto da minha alma, Deus faça nascer um “jardim” de respeito, de proteção de cuidado?
Às vezes buscamos segurança no trabalho, nos afetos, no dinheiro, nos contatos que temos. Mas quem é capaz de vencer todas as tempestades da vida é Jesus Cristo Portanto, urge que juntos, abramos a porta como ensina São João Paulo II – de nossa vida para Deus.
Precisamos aprender a rezar mais, a falar mais com Deus; jogamos tanto “conversa fiada” por aí; abandonando o direito e a possibilidade de conversar com o Senhor, confiando Nele tudo o que de conversa com o Senhor, confiando Nele tudo o que somos e temos. E para tanto, devemos resgatar o valor do jejum, onde esvaziamos o nosso coração de tanta coisa acumulada e abrindo-nos para as obras de misericórdia, redescobrindo que ainda vale a pena “fazer o bem sem olhar a quem” onde não somos indiferentes às dores do nosso próximo mais próximo de nós.

3- Ora, o tempo da quaresma nos auxilia a responder a tudo isso e mito mais! Isto é, somos viandantes nessa vida! Não podemos parar! Porque somos peregrinos do Céu! E como é bom ser peregrino quando os companheiros de viagem são como irmãos, na certeza de que não existe quaresma sem Páscoa!
Espero e rezo afim de que todos nós experimentemos a força curativa do abraço do Pai Misericordioso que não se cansa de cuidar de nós!

Abençoada Quaresma! Abençoada Páscoa!

Pe Vitor Hugo Porto
Pároco Par. N. Sra. das Graças
Decano. Decanato Cristo Rei



Nenhum comentário:

Postar um comentário