terça-feira, 8 de março de 2016

8 DE MARÇO – DIA DA INTERNACIONAL DA MULHER





“Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”.   Avanços e Desafios.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Inspirada por esse espírito, a líder socialistaalemã Clara Zebrino propôs à SegundaConferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhaga, 1876, a instituição do Dia Internacional da Mulher.
O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. Não existe consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.
Nos países ocidentais, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Depois, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.
Porém, apesar do comércio, das flores, perfumes e batons, todo dia é dia de refletirmos sobre o tema, mas o mês de março é sugestivo e nos leva naturalmente a lembrar das mulheres e de sua importância.
Vivemos em uma sociedade patriarcal e excludente, onde as mulheres entram no mercado de trabalho, mas não ascendem na hierarquia das empresas, tendo salários, em média, 30% a menos que os homens. E, na família, fica responsável ainda pelo trabalho doméstico que caracteriza dupla jornada.Politicamente também estamos em grande desvantagem.
Embora a nossa Constituição Cidadã, ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, tenha colocado as mulheres em posição de igualdade com os homens, épreciso reconhecer que tal isonomia ainda não acontece, especialmente em relação à participação feminina na política. A baixa participação das mulheres na política é um dos resultados mais visíveis das relações de poder desiguais na nossa sociedade. Em um país predominantemente machista, de raízes patriarcais, no qual o homem sempre ocupou postos de comando, os desafios das mulheres ainda são gigantescos.
A Reforma Eleitoral, publicada em 29/09/2015, trouxe alguns avanços. Mas, ainda é pouco, muito pouco. É hora de avançarmos mais.  Busquemos a garantia da paridade de gênero nas esferas do poder.
Os desafios são muitos. A luta é árdua, os avanços são lentos, mas a persistência feminina é colossal! O progresso da participação feminina na política é fundamental para o fortalecimento da democracia, já que a igualdade é um dos pilares do Estado democrático de Direito, busquemos a equidade, os mesmos direitos, porém, com respeito à singularidade de cada uma.
8 de março “Dia da Mulher” – Nenhum direito a menos.

Leila de Almeida Ramos- Ativista feminista, membro da ACEASPP, responsável pela Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim Da Violência Contra as Mulheres no município de Taubaté. Colabora com o PRP - Tremembé nas questões de gênero.








Nenhum comentário:

Postar um comentário