quarta-feira, 20 de abril de 2016

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa em maio



Começa em maio a campanha de vacinação contra febre aftosa, período em que os produtores precisam vacinar todo o rebanho bovino e bubalino. A campanha acontece de 1 a 31 de maio, e a comunicação da vacinação para Defesa Agropecuária deve ser feita até o dia 7 de junho.
Os produtores precisam vacinar seus animais de zero a dois anos e a vacina deve ser comprada em revendas credenciadas na CDA e preencher a declaração de vacinação.
Segundo o assistente de Planejamento B (veterinário) do Escritório de Defesa Agropecuária de Pindamonhangaba, Marcos Roberto B. Bittar, a vacinação contra a raiva não é obrigatória, porém na região do Vale do Paraíba é altamente recomendável, visto que os casos de raiva aumentaram nos últimos tempos.
A vacinação contra a raiva não é fiscalizada, mas as vacinações compulsórias (Aftosa e Brucelose) são gerenciadas por um programa da Defesa Agropecuária (GEDAVE) que cruza informações dos fabricantes das vacinas, das revendas e as informações passadas pelos produtores.
“A vacina contra raiva é uma das mais baratas do mercado, aproximadamente R$0,30 a dose, o que justifica muito a imunização recomendada”, finalizou Bittar.

Cuidados

Na compra é preciso que a vacina seja conservada em caixa térmica com gelo suficiente para mantê-la refrigerada, ente 2º e 8ºC, até o momento da aplicação. Se a vacina esquentar perde seu valor de proteção. Na propriedade a vacina deve ser mantida em geladeira na mesma temperatura (2º a 8ºC) e aplicada o mais rápido possível. Além disso, é preciso:
- Limpar e desinfetar a seringa e ferver as agulhas antes da aplicação;
- Manter a vacina em caixa de isopor com gelo, à sombra e protegida da radiação solar direta;
- Manter a pistola dentro da caixa de isopor, quando não estiver em uso;
- Utilizar agulhas 15x18 para aplicar vacina oleosa (subcutânea) e agulha 20x18 para aplicar vacina oleosa (intramuscular);
- Agitar o frasco de vacina toda vez que for encher a seringa;
- Certificar-se de que o conteúdo da seringa contém a dose certa (5 ml) e que não existem bolhas de ar;
- Aplicar a vacina na tábua do pescoço pela via subcutânea (debaixo da pele) ou intramuscular (dentro do músculo) tendo o cuidado de manter a seringa na posição inclinada, quase em pé, com a agulha apontada para baixo;
- Anotar os animais vacinados por faixa etária e sexo, para comunicação ao IMA;
- Os horários ideais para a aplicação são o início da manhã e o final da tarde.

Como comprar a vacina
Para adquirir a vacina, é preciso informar à casa comercial o número do CFP/CNPJ do criador.

Quando vacinar

Os animais são vacinados em duas etapas: na primeira etapa todos os animais, a partir de um dia de idade, no mês de maio. Na segunda etapa, no mês de novembro, somente os animais com idade até 24 meses deverão ser vacinados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário