segunda-feira, 25 de abril de 2016

Padre Afonso realiza o encontro “Católicos na Política”



Criar um espaço para a discussão e reflexão do papel dos católicos na política foi o objetivo do encontro realizado no último sábado, dia 16, no Colégio Anchieta (antigo seminário diocesano Santo Antônio) em Taubaté, destinado a católicos que participam ou pretendem participar da política, mas vivem conflitos ou às vezes nem sabem como fazer. Segundo o deputado Padre Afonso Lobato, o encontro foi idealizado a partir de um pedido do bispo diocesano Dom Wilson Luís Angotti Filho, de Taubaté.
O objetivo, segundo ele, foi destacar a preocupação que a Igreja tem em preparar os que escolhem a política como instrumento de transformação na sociedade, sem importar o partido, mas considerando a vivência da fé católica. “Foi um momento de muito aprendizado e uma chance única de discutirmos o papel fundamental que os católicos devem ter na política, usando-a como instrumento do bem comum”, afirmou Padre Afonso.
O evento foi aberto por Dom Wilson, que fez a acolhida aos participantes e seguiu com palestra sobre a Encíclica Laudato Si – Cuidado com a Casa Comum - do Papa Francisco proferida por Dom Benedito Beni dos Santos, o Dom Beni, bispo emérito de Lorena.
Dom Wilson sugeriu que sejam realizados anualmente ao menos quatro eventos deste tipo. Atento a isso Padre Afonso disse que pretende organizar esses encontros, sempre com o intuito de aprofundar cada vez mais as discussões sobre o tema, de suma importância para a sociedade em geral. “Usar a política como um meio e não como um fim. Este é o conceito que nós católicos temos que praticar”, disse.
Cerca de 120 pessoas, de várias cidades da região, participaram do evento, que futuramente de ocorrer outras cidades da região. Inicialmente a atuação do grupo seria restrita apenas à Diocese de Taubaté, mas a inclusão das demais foi sugerida por diversos participantes e acatada pelos organizadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário