sexta-feira, 13 de maio de 2016

GRAVÍSSIMOS PROBLEMAS NO ABRIGO MUNICIPAL DE ANIMAIS DE PINDAMONHANGABA

foto ilustrativa



O Ministério Público em Pindamonhangaba está processando a Prefeitura Municipal com base em inquérito civil que apurou supostos maus tratos impostos aos animais apreendidos pelo Abrigo Municipal de Pindamonhangaba, bem como, inadequação do prédio e tratamento dispensado aos animais de pequeno e grande portes.

Na Ação Civil Pública Ambiental n. 1002071-25.2016.8.26.0445, a Promotora de Justiça Dra. Luciana Polenti Cremonese afirma que diversos munícipes relataram que os animais apreendidos eram mantidos em locais insalubres, sem alimentação, incluindo relatos de maus tratos de animais com resultado morte. Segundo o Ministério Público essa situação fere diversas leis e não pode mais ocorrer.

Na noite de ontem (12.05.2016) a Juíza Dra. Cláudia Aparecida de Araújo concedeu medida liminar contra a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba no seguinte sentido:
“Em exame dos autos, notadamente da farta documentação acostada, de rigor, em sede de cognição sumária, deferir a tutela de urgência requerida pelo Ministério Público. (...) Posto isso, concedo a tutela de urgência requerida pelo Ministério Público e determino ao Município de Pindamonhangaba o seguinte:
Imediatamente:
a) promoção de esterilização dos animais domésticos recolhidos no abrigo e de tutores hipossuficientes, previamente cadastrados junto à Municipalidade;
b) fornecimento de medicação veterinária de rotina (vermífugo); retirada dos vergalhões da área de equinos e bovinos;
c) fornecimento de estrutura, ferramentas e equipamentos de segurança aos funcionários que trabalham no local;
d) destinação adequada dos corpos de animais de grande porte, os quais não poderão, em nenhuma hipótese, serem enterrados nas dependências do abrigo dos animais.
No prazo de 30 dias deverá a Municipalidade providenciar o seguinte:
a) apresentar projeto de reforma do gatil, com vistas a evitar o alagamento;
b) apresentar projeto de reforma da sala de armazenamento de ração para animais para evitar o alagamento;
c) proceder à inscrição do Abrigo Municipal de Animais no Conselho Regional de Medicina Veterinária, obtendo certificado de regularidade.
No prazo de 90 dias a Municipalidade deverá apresentar relatório de conclusão das obras.
O descumprimento do quanto determinado acima, na forma e datas aprazadas ensejará a aplicação de multa diária no importe de um salário mínimo estadual, além da apuração de ato de improbidade administrativa pela recusa em dar cumprimento a ordem judicial.
Oficie-se ao Conselho Regional de Medicina Veterinária para que realize inspeções no Abrigo Municipal de Animais, devendo, após, informar sobre o cumprimento das determinações constantes acima.
Cite-se e intime-se a Municipalidade, na pessoa do Senhor Prefeito. Cumprimento pelo Plantão da Central de Mandados. Intime-se”.


59 comentários:

  1. É BRINCADEIRA A FALTA DE HUMANIDADE DESSAS PESSOAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO EXISTE RESPEITO COM O SER HUMANO, MUITO MENOS COM OS ANIMAIS. PINDA É UMA VERGONHA NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO E EM TODAS AS ÁREAS.

      Excluir
    2. É falta de respeito e interesses inconfessáveis que dão o rítimo nesse mandato do Vitão.

      O Pronto Socorro de Pinda não consegue atender bem nem animais, e esse velho tem a coragem de dizer que está resolvendo a Saúde. Esta resolvendo acabar com a Saúde. Podre do povo, podre dos animais.

      Excluir
    3. Sou da área de saúde animal e posso confirmar que Pinda é uma vergonha. Confio no Ministério Público.

      Maria Carolina Mendes

      Excluir
  2. O descaso não é só com os animais não, é com as pessoas, com a educação, com a limpeza, com mil coisas. Cidade suja e sem saúde.

    ResponderExcluir
  3. COMO PODE DEIXAR UM ANIMAL MORRER DE FOME. COMO PODE TRATAR MAL ANIMAIS QUE SÃO TÃO SOFRIDOS. VCS VÃO PRO INFERNO.

    ResponderExcluir
  4. Muito estranho isso. Me parece ser uma ação da gestão passada. Gostaria de poder mandar fotos que tirei na sexta feira, dia 06/05/2016, quando visitei o Abrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho é essa Administração repleta de gente que não sabe o que está acontecendo debaixo do nariz. Queridinha vai procurar um advogado e se informar, vai ler a Ação Civil e parar de falar bobeira e vai cuidar da saúde dos animais. Queridinha!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Identifique-se se quiser falar comigo, se bem que, com essa "queridinha" e com o "vai procurar um advogado", ja sei quem é. Patética!

      Excluir
    4. Kkkkkkkkkkkkkkkk
      Precisa de identificação?
      A pessoa não se informa nem de quando foi a ação e sai falando! É cada uma!

      Excluir
    5. Patética é você queridinha. Vai trabalhar e tentar ajudar mais o povo e os animais

      Excluir
    6. Bando de comissionados incompetentes que levam a cidade a chegar nesse fundo de posso. Mas o remédio vem vindo, tem que ser antibiótico para matar essas bactérias da Prefeitura

      Excluir
    7. Oi? Comissionados????
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Qdo q vc começou a trabalhar na prefeitura Angélica? Kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Esse comentário resume a Administração Vito Ardito: gente que não sabe o que está acontecendo na própria Prefeitura e pronta para culpar outras pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Você deveria ter mais certeza das coisas q publica , ir ao abrigo e vê o que realmente acontece ! Olha a quantidade de rações que tem no estoque, e em todos os canil tem um grande quantidade para que todos possam se alimentar bem ! Só morre lá aqueles animais que são resgatados em estado grave, um exemplo o atropelamento, por falta de noção de muitos motoristas! No abrigo tem um veterinário responsável para cuidar de todos na medida do possível !
    Criticar é fácil, difícil é ir e ajudar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou voluntária, e faço técnico em veterinária e frequentemente vou lá para ajudar no q posso, vcs deveriam fazer o mesmo !

      Excluir
    2. Publicar a real situação e as condenações na Justiça também é ajudar. Estamos do mesmo lado.

      Excluir
    3. A Prefeitura precisa tomar vergonha na cara e agir de forma mais profissional e de acordo com as leis. Mas se não age assim nem com as pessoas, menos ainda com os pobres animais de rua.

      Excluir
  7. Caroll Candido procure o Ministério Público e verifique tudo que foi apurado nos inquéritos civis. A decisão da Justiça foi dada ontem. A situação é extremamente grave e irregular tanto que foi dada medida liminar para que se cumpra imediatamente. Então a Justiça está errada e você que está certa? Duvido.

    ResponderExcluir
  8. Realmente precisa d reforma, mas falar q estão passando fome é exagero, e antes ficar no abrigo onde são "protegidos", do q ficar na rua e realmente morrer de fome, atropelamento ou alguma doença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é isso que as denúncias feitas ao Ministério Público comprovaram! Vá ao fórum e procure a promotora para saber melhor o que está acontecendo.

      Excluir
    2. Concordo com você!As pessoas nem tem contato com o abrigo diretamente,e querem denunciar sem saber o que realmente acontece!
      Esta sim precisando de reforma,mas denunciar por maus tratos?? Ai já é de mais!
      Não tem melhor forma de saber o que realmente acontece,a não ser indo lá pessoalmente!

      Excluir
    3. Não é isso que conta da Ação Civil Pública que está correndo na Justiça. Veja o que decidiu a juíza e procure saber melhor.

      Excluir
  9. Realmente precisa d reforma, mas falar q estão passando fome é exagero, e antes ficar no abrigo onde são "protegidos", do q ficar na rua e realmente morrer de fome, atropelamento ou alguma doença!

    ResponderExcluir
  10. A senhorita é defensora dos animais ou defensora do Prefeito? Quem precisa mais de ajuda?

    ResponderExcluir
  11. As pessoas nem tem contato com o abrigo diretamente,e querem denunciar sem saber o que realmente acontece!
    Esta sim precisando de reforma,mas denunciar por maus tratos?? Ai já é de mais!
    Não tem melhor forma de saber o que realmente acontece,a não ser indo até lá pessoalmente!

    ResponderExcluir
  12. Não é isso que conta da Ação Civil Pública que está correndo na Justiça. Veja o que decidiu a juíza e procure saber melhor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Que revolta. Nessa cidade nada funciona, nada tem. Não tem remédio, não tem consulta, não tem limpeza. O araretama está cheio de lixo e ratos. E nem os pobres animais escapam dessa porcaria. Pinda, cidade chiqueiro

    ResponderExcluir
  15. O ARARETEMA É UM DESCASO SÓ E NA SAÚDE TAMBÉM. MEU FILHO PRECISA DE UM MÉDICO REUMATOLOGISTA E NÃO TEM. ABSURDO, CADÊ OS DIRETOS HUMANOS?

    ResponderExcluir
  16. Bom pra começar,as bonitas acima que acham que aquilo é um abrigo,eu nem quero imaginar se não fosse. Aquilo é um lixo,é o lugar mais deprimente que já fui,acho muito melhor os cães na rua do que lá,pelo menos na rua eles tem mais chances graças as muitas protetoras que se desdobram para ajudá los.
    E pra quem não sabe o antigo Veterinário que fazia o possível e o impossível pra atender e castrar centenas ou mais cães,dava remédios que conseguia com doações,foi afastado graças a uma manobra política desse prefeito com uma senhora que hj em dia é a responsável por aquele lixo. E hj não tem mais ajuda,cirurgias e castrações,que por sinal foi contratada uma empresa de SP pra vir fazer. Agora como é mais barato vir veterinários de fora,com tantos nessa cidade que ajudam com descontos nas suas próprias clínicas?
    E qto a cidade ser um lixo,é graças ao povo que troca voto com dinheiro,pinga,dentadura,etc,com o Vito Ardito Lerário; que não contente em ter atrasado nossa cidade no passado com seus vários mandatos,resolver voltar pra estragar o que já estava melhorando.E é bem capaz desses ignorantes votarem nele esse ano tbm! Pronto falei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TUDO
      TUDO
      TUDO QUE ESSE PREFEITO PÕE A MÃO VIRA BOSTA!
      ELE SÓ FAZ GAMBIARRA E MANOBRAS INDECENTES

      Excluir
  17. Bom pra começar,as bonitas acima que acham que aquilo é um abrigo,eu nem quero imaginar se não fosse. Aquilo é um lixo,é o lugar mais deprimente que já fui,acho muito melhor os cães na rua do que lá,pelo menos na rua eles tem mais chances graças as muitas protetoras que se desdobram para ajudá los.
    E pra quem não sabe o antigo Veterinário que fazia o possível e o impossível pra atender e castrar centenas ou mais cães,dava remédios que conseguia com doações,foi afastado graças a uma manobra política desse prefeito com uma senhora que hj em dia é a responsável por aquele lixo. E hj não tem mais ajuda,cirurgias e castrações,que por sinal foi contratada uma empresa de SP pra vir fazer. Agora como é mais barato vir veterinários de fora,com tantos nessa cidade que ajudam com descontos nas suas próprias clínicas?
    E qto a cidade ser um lixo,é graças ao povo que troca voto com dinheiro,pinga,dentadura,etc,com o Vito Ardito Lerário; que não contente em ter atrasado nossa cidade no passado com seus vários mandatos,resolver voltar pra estragar o que já estava melhorando.E é bem capaz desses ignorantes votarem nele esse ano tbm! Pronto falei!!

    ResponderExcluir
  18. Bom pra começar,as bonitas acima que acham que aquilo é um abrigo,eu nem quero imaginar se não fosse. Aquilo é um lixo,é o lugar mais deprimente que já fui,acho muito melhor os cães na rua do que lá,pelo menos na rua eles tem mais chances graças as muitas protetoras que se desdobram para ajudá los.
    E pra quem não sabe o antigo Veterinário que fazia o possível e o impossível pra atender e castrar centenas ou mais cães,dava remédios que conseguia com doações,foi afastado graças a uma manobra política desse prefeito com uma senhora que hj em dia é a responsável por aquele lixo. E hj não tem mais ajuda,cirurgias e castrações,que por sinal foi contratada uma empresa de SP pra vir fazer. Agora como é mais barato vir veterinários de fora,com tantos nessa cidade que ajudam com descontos nas suas próprias clínicas?
    E qto a cidade ser um lixo,é graças ao povo que troca voto com dinheiro,pinga,dentadura,etc,com o Vito Ardito Lerário; que não contente em ter atrasado nossa cidade no passado com seus vários mandatos,resolver voltar pra estragar o que já estava melhorando.E é bem capaz desses ignorantes votarem nele esse ano tbm! Pronto falei!!

    ResponderExcluir
  19. Aquele Abrigo é uma falta de respeito!
    O Pronto Socorro Municipal é um crime!
    O tratamento que o Prefeito tem com os servidores é desrespeitoso!
    A sujeira da cidade é evidente!
    A incompetência dos funcionários de confiança do Prefeito é clara!
    A roubalheira como solta!
    Os vereadores são analfabetos!


    E MAIS UM MONTE DE COISA
    VERGONHA

    ResponderExcluir
  20. Sou da área de saúde animal e é evidente que o Abrigo não tem nenhuma condição de cuidar dos animais que lá estão. Esse problema se arrasta e esses políticos atuais não fizeram nada pelo Abrigo, na verdade a coisa piorou muito com eles. É gente muito incompetente a frente de órgão público importante. Mas considerando o estado lastimável da saúde oferecida para a população, nada me espanta! Sorte nossa que o Ministério Público interveio para acabar com essa situação degradante.

    Maria Carolina Mendes

    ResponderExcluir
  21. Essas denúncias e processo pelo oq sei é antigo, e o veterinário q citei ainda está lá, oq vc está falando é de passado, no qual realmente era como vcs estão dizendo! Graças a Deus c a nova Administradora o abrigo melhorou !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está 100℅ , pois falta prefeito arrumaar , mas já ajuda a salvar vidas de muitos anumais q vivem na rua ou sofrem realmente maus tratos!

      Excluir
    2. Não está 100℅ , pois falta prefeito arrumaar , mas já ajuda a salvar vidas de muitos anumais q vivem na rua ou sofrem realmente maus tratos!

      Excluir
    3. Não está 100℅ , pois falta prefeito arrumaar , mas já ajuda a salvar vidas de muitos animais q vivem na rua ou sofrem realmente maus tratos!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  22. Essa denúncia é antiga, a prefeitura foi notificada agora, com mais de 10 anos da denúncia, a foto está escrita q é ilustrativa, logo não foi tirada no abrigo!
    Pesquisem antes de sair falando besteira, por favor!
    O AMA tem muito o q melhorar, temos muito o q ajudar os animais q estão lá, mas de fome e maus tratos, nenhum animal lá morre não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É TRISTE A PESSOA SÓ TENTAR JOGAR A CULPA NO OUTRO PARA ESCONDER A PRÓPRIA CULPA. QUE FEIO...COITADOS DOS ANIMAIS NAS MÃO DESSA GENTE

      Excluir
  23. CAROLL CANDIDO E MÔNICA VOCÊS PRECISAM SER MAIS INTELIGENTES PARA TENTAR ENGANAR OS LEITORES DO BLOG.
    PRIMEIRAMENTE A DECISÃO DA JUSTIÇA, QUE VOCÊS PODE LER NA REPORTAGEM, FOI DADA DIA 12.05.2016: BEM MENOS QUE OS DEZ ANOS.
    A SITUAÇÃO CAÓTICA E ILEGAL QUE SE ENCONTRA O ABRIGO É CULPA DO VITO ARDITO LERÁRIO E DOS SECRETÁRIOS E DIRETORES NOMEADOS POR ELE.
    A INCOMPETÊNCIA DELES E DE VOCÊS É TÃO GRANDE QUE EM MAIS DE 3 ANOS A SITUAÇÃO AINDA SE ENCONTRA COMPLETAMENTE IRREGULAR.
    SORTE DOS ANIMAIS E DOS PINDENSES QUE TEMOS O MINISTÉRIO PÚBLICO PARA FORÇAR QUE ESTE MOROSO E INCOMPETENTE PREFEITO FAÇA ALGUMA COISA.
    PAREM DE ESCREVER COISAS QUE AFRONTAM A INTELIGÊNCIA ALHEIA.
    O NEGÓCIO DE VOCÊS É CROSSFIT E SÓ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Querida, a minha vida particular, e o esporte q eu pratico só diz respeito a mim!
      Tome conta da sua vida, pfv, e ajude a melhorar a vida dos animais, não a achar q é normal é culpa da prefeitura uma pessoa abandonar o bicho a Deus dará.

      Excluir
    3. Suprassumo da inteligência, a prefeitura foi notificada essa semana, mas a DENÚNCIA foi feita há mais de 10 anos! Mas como vc é muito inteligente, e sabe muito da vida alheia, CLARO q vc já sabia disso! Kkkkkkkkkkk

      Excluir
  24. Onde está a inteligência alheia? Vamos lá no abrigo e me mostre Td isso q foi citado! Sim, falta muita coisa lá, mas a culpa do abandono dos cachorros não é da prefeitura querida! A culpa é de quem o abandona! Pare vc de se enganar e querer culpar quem não tem nada a ver c isso, a culpa de todos aqueles animais estarem lá é da pessoa q o abandonou. Simples assim

    ResponderExcluir
  25. Daqui a pouco você vai culpar os próprios animais pelo abandono. É dever da Prefeitura cuidar com dignidade dos animais e isso a Prefeitura, através dos seus Secretários e Diretores, não vem fazendo.
    E mais, estou sabendo que tem funcionário que ganha pouco mais de 1 mil reais que está tirando dinheiro do bolso para comprar remédios necessários para os animais. Tenho vergonha de todos vocês dessa Administração porcaria. Falei e disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Até onde eu sei, todos q trabalham lá tiram dinheiro do bolso pra comprar o q precisa para os animais de lá!
      A prefeitura tem muito o q fazer lá, muito mesmo!
      Mas não é culpa dela os animais estarem abandonados

      Excluir
  26. A falta de conscientização é das pessoas q abandonam os animais, se essa denúncia é de 10 anos atrás pq vcs não deixaram explicito então? E pq não foram no abirgo e tiraram uma foto do real estado ao invés de dizer q eles morrem de fome ??? Eu acho q a inteligência q esta faltando não é nem da Monica e Mto menos minha ! No abrigo eles fazem o possível e impossível para cuidar e resgatar todos os animais, a culpa não é deles se lá não é o lugar excelente q vcs querem, pq vcs não oferecem ajuda? O mundo precisa de pessoas mais solidárias e não pessoas q só sabem criticar , e o pior é q nem devem ir no abrigo, só sai falando oq escuta.

    ResponderExcluir
  27. Ah, de 10 anos pra cá mudou muita coisa no AMA, passa lá pra vc vê como é e entender melhor oq acontece no local QUERIDA !

    ResponderExcluir
  28. Pois é, sabem meter o pau, mas ajudar que é bom ninguém sabe! Preguiça de gente assim, "inteligente"

    ResponderExcluir
  29. VCS DEVERIAM TER MAIS CONHECIMENTO DO REAL ESTADO DO LUGAR, NO QUAL VCS IRÃO PUBLICAR (CRITICAR, NESSE CASO NÉ), ANTES DE SAÍREM FALANDO MAL!! AS COISAS MUDAM, E 10 ANOS PRA CÁ OCORRERAM MUITAS MUDANÇAS, INCLUSIVE NO ABRIGO, ENTÃO FAÇAM UMA VISITA NO "AMA" !
    Façam algo descente e sejam verdadeiro, e de preferência falem sobre a ATUALIDADE e com fotos verdadeiras e não ilustrativas, por que assim é fácil, pegar qualquer foto e dizer que é de tal lugar e dizer várias bobagens por ai!

    ResponderExcluir