quarta-feira, 15 de junho de 2016

Após protestos, Tenaris Confab aceita programa para evitar demissões

Crédito: Gilson – Chupeta
Legenda: Assembleia na Confab Tubos que aprovou adesão da empresa ao PPE


Primeira adesão de Pinda ao PPE - Programa de Proteção ao Emprego vai evitar mais de 200 demissões e garantir emprego por seis meses

Após meses de reivindicação e protestos contra demissões, foi aprovada em assembleia na tarde dessa segunda-feira, dia 13, a adesão da Tenaris Confab ao PPE – Programa de Proteção ao Emprego. A medida é a primeira da cidade e vai evitar mais de 200 demissões.
O PPE é um programa do Governo Federal que surgiu a partir de reivindicações do movimento sindical. Criado há quase um ano, já preservou 40 mil empregos. A empresa aplica redução de jornada e a metade do que essa redução iria refletir no salário é paga pelo governo. No caso da Confab, a jornada de trabalho dentro de um mês, com folgas às sextas e sábados, terá uma redução de 27% e a redução nos salários será em média de 12,5%.
Em fevereiro, houve paralisações da categoria contra demissões. Apenas após os protestos, a direção da empresa aceitou abrir negociação sobre o PPE.
Na avaliação do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, a medida é amarga, mas necessária, pois de imediato irá evitar mais de 200 demissões, que são o excedente que a empresa afirma ter hoje, e dará garantia de emprego aos que estiverem no programa enquanto ele durar.
O PPE tem prazo inicial de seis meses, podendo ser interrompido caso a produção retome e também prorrogado, se necessário. Cerca de 700 trabalhadores estarão dentro do programa, que são trabalhadores horistas, do setor produtivo, na Confab Tubos, Tenaris Coating e Hastes de Bombeio.
Os funcionários mensalistas, que são do setor administrativo, estão desde abril no Work-Sharing, outro modelo de redução de jornada.
Para entrar em vigor na Confab, o PPE ainda precisa ser aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O prazo previsto é dia 1º de julho.

Os funcionários que estiverem afastados por motivo de saúde ou de férias não terão redução de salário enquanto estiverem afastados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário