sexta-feira, 24 de junho de 2016

Deputado Padre Afonso Lobato (PV) se reúne com secretário de Energia e Mineração para cobrar novo mapa minerário da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul



O mapeamento minerário da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que já deveria ter sido finalizado pelo Governo do Estado, foi a principal pauta de reunião realizada nesta terça-feira, 21, na Secretaria de Energia e Mineração, agendada pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV). Ele foi recebido pelo secretário da pasta, João Carlos de Souza Meirelles, pelo subsecretário de Mineração José Jaime Sznelwar e pelo chefe de gabinete da Secretaria, Marco Antonio Castello Branco.
Segundo o parlamentar, o secretário se mostrou disposto a dar continuidade ao trabalho e apontou para uma proposta de mudança do atual modelo de exploração minerária, passando da extração predatória para uma atividade mais sustentável.
“Essa é uma questão que vem sendo discutida desde 2013, mas para a qual ainda não foi dada uma solução e a sociedade tem cobrado respostas para suas ansiedades em relação à preservação do rio Paraíba. Por isso queremos um retrato fiel da situação para discutir com a sociedade”, disse Padre Afonso.
Meireles, que deve visitar a região em julho próximo, falou sobre uma proposta de incentivo a estudantes de arquitetura, como sugestão para criar alternativas de recuperação das cavas de areia. Dados levantados pela própria Secretaria apontam a existência de 162 cavas, entre Jacareí e Pindamonhangaba, sendo 45 em atividade e apenas 2% de inativas que teriam sido recuperadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário