quinta-feira, 9 de junho de 2016

IGREJA DE SANT'ANA ESTÁ EM RUÍNAS




Reportagem Especial pelo Procurador Antonio Florêncio



A igreja de Sant'Ana foi construída por volta de 1850 e hoje está em estado de conservação deplorável. Patrimônio histórico da cidade, da comunidade católica e dos moradores do bairro de Santana a pequena igreja que resistiu bravamente por mais de 150 anos parece que não terá tanta sorte se depender das autoridades municipais. Para entender melhor o caso fui estudar a legislação e a briga jurídica que envolve a simpática e histórica igreja. No ano de 2007, por meio da Lei Municipal 4.619/2007 de autoria do prefeito João Ribeiro, a igreja de Sant'Ana foi tombada e considerada de grande valor histórico, arquitetônico e cultural. João Ribeiro e o Secretário de Planejamento José Maurício Puppio Marcondes se manifestaram no sentido de que o tombamento era necessário e objetivava "a preservação da memória histórica e arquitetônica de nosso município, Resguardando a antiga capela fundada em meados de século XIX, construída com paredes de taipa de pilão, uma construção secular que devemos conservar, melhorando ainda, suas condições."
Contundo, Vito Ardito Lerário, no mês de outubro de 2014, entrou com uma medida judicial alegando que a Lei Municipal 4.619/2007 era inconstitucional pois foi aprovada pela Câmara de Vereadores, sendo que só o Prefeito poderia tombar bens históricos. Resultado disso tudo é que a igreja está em ruínas e cairá em breve se nada for feito: a história se apagará! Os pindenses tem que enxergar quem tem compromisso com a cidade e seu patrimônio e quem não tem. E também tem que exigir a reforma desse bem arquitetônico que faz parte da história de Pindamonhangaba. Convoco a comunidade para se manifestarem em prol do seu bairro.


9 comentários:

  1. A cidade toda está em ruínas, isso porque o Prefeito não tem mais controle da Máquina Pública.

    ResponderExcluir
  2. Olha cara amigo... sou leitor acido das suas colunas e pelo que percebi você é servidor da prefeitura de Pinda, e gostaria de pedir uma informação pra você, é que eu gostaria de pagar umas dividas dai eu fiquei sabendo de uma tal lei de anistia, não sei se é bem esse nome que dá que tiras as multas dos impostos, fiquei sabendo que tem em alguns anos e como você trabalha ai deve saber de alguma coisa, você sabe se vai ter esse ano?
    desde de já agradeço ao doutor.
    Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitando o espaço, eu tenho algumas dúvidas referentes ao meu imóvel e a essas dívidas, mais para isso queria conversar pessoalmente com o senhor. Qual o seu horário de expediente na prefeitura?

      Excluir
    2. A anistia quem sabe é só o Prefeito;
      Dr. Antônio está de férias;

      ass. amiga dele

      Excluir
    3. Me desculpa Maria Carolina mas tenho muito apresso ao DR Antônio e gostaria muito que a resposta partisse dele, sei que ele não seria arrogante pra não me responder e acredito que ele poça perder um pouquinho da suas férias pra me responder ele mesmo pois sei que ele escreve muito nesse blog e gosto muito de suas materias, agradeço sua resposta Maria Carolina mas perguntei para o Dr antonio e sei que ele não vai deixar um leitor sem resposta, se eles esta de férias mesmo gostaria de pergunta-lo quando volta pois gostaria muito de conversar com ele da prefeitura, mas agradeço sua atenção Querida.
      grato.

      Excluir
    4. Amigo ele está fora da cidade e da internet.

      abs

      Excluir
    5. Maria Carolina, tem certeza que ele ainda esta de férias?
      Algumas pessoas falaram que ele estava de férias no mês passado.

      Excluir
    6. Também ouvi que ele estaria de férias mês passado, se a Maria Carolina puder nos esclarecer ficaria melhor, porque existem pessoas divulgando boatos de que teria sido suspenso.

      Excluir
  3. Concordo com o texto, realmente é uma situação triste ver aquela igreja naquele estado.
    Uma pequena observação de quem acompanha sempre a sua coluna. O dr. poderia revisar o seu texto antes da publicação, pois erros de português como o presente na última frase não condizem com a sua capacidade.

    ResponderExcluir