terça-feira, 7 de junho de 2016

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE PINDA



A sessão da Câmara de Vereadores foi extremamente tumultuada como poucas vezes se viu e, por muito pouco, não terminou com a ocupação do Plenário pelas centenas de munícipes que estavam presentes.

DIMINUIÇÃO DO ORÇAMENTO PARA EDUCAÇÃO

Logo no início da sessão manifestantes, principalmente da área de educação, colocaram faixas com mensagens contra o corte de mais de um milhão de reais que o Prefeito pretende fazer na pasta Educação para o ano de 2017. Sob alegação de que não era permitido colocar cartazes na divisória que separa o público e os vereadores, e com a recusa dos manifestantes de retirá-los houve interrupção da sessão por vários minutos. Com a sessão interrompida os cidadãos presentes deliberaram pela ocupação Plenário da Câmara caso fossem impedidos de se manifestarem democraticamente. Os vereadores se retiraram do Plenário e, depois de muito protesto por parte dos presentes, autorizaram a continuidade da manifestação. Vários vereadores se posicionaram a favor dos manifestantes e contra cortes na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Segundo professores, alunos e simpatizantes da causa em todas as sessões seguintes haverá mobilização contra cortes na área.

CASO DA DEMISSÃO DE SERVIDORES CONCURSADOS

Muitos servidores estavam presentes para exigir uma postura mais efetiva da Câmara em prol da defesa de seus cargos e salários. Durante as falas dos vereadores houveram inúmeras interrupções pelos servidores com intuito de expressarem a extrema preocupação com a possível demissão de 3326 servidores públicos e para condenar a postura da Prefeitura de não enviar o projeto de lei para corrigir os erros alegados pelo Ministério Público. Após muitos protestos os vereadores houveram por bem montar uma comissão para tratar diretamente do assunto com a Prefeitura Municipal. A comissão, por meio de sorteio, foi composta pelos vereadores Ricardo Piorino, Toninho da Farmácia e Dr. Marcus Aurélio.

MAIS UM PEDIDO DEMOCRÁTICO

Terminada a sessão os cidadãos presentes exigiram que haja alterações no Regimento Interno da Câmara para que se prestigie a manifestação dos munícipes através de cartazes e faixas, bem como que seja televisionado, em todas as sessões, o público presente.

3 comentários:

  1. Triste a atuação pouco democrática de alguns vereadores que tentaram impedir a manifestação dos presentes. Ao invés de apoiar a população que marcou presença e começa a participar da vida política da cidade eles foram pouco republicanos. Pinda precisa de RENOVAÇÃO na Câmara. E parabéns aos manifestantes.

    ResponderExcluir
  2. Alguns vereadores, na noite de ontem, mostraram sua verdadeira face autoritária e contrária a evolução democrática. Com a atitude de força só colecionarão rejeição e mais adversário. Parabéns servidores, educadores e o dr. Antonio.

    ResponderExcluir
  3. A melhor respostas a eles, é ninguém votarem neles, acaba com essa vergonha de querer acabar com a democracia

    ResponderExcluir