segunda-feira, 18 de julho de 2016

Deputado Padre Afonso se reuniu com ministro da Saúde


O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) se reuniu no último, dia 6, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para expor as dificuldades enfrentadas pelo setor de saúde pública no Estado de São Paulo, principalmente na RM Vale do Paraíba e Litoral Norte, e cobrar mais recursos.
O encontro foi intermediado pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), que convidou o parlamentar, a acompanhá-lo numa agenda com o ministro. Padre Afonso questionou Barros sobre o déficit de R$ 23 milhões para tratamento de câncer e sobre a falta de leitos de UTI na região. “Concentrei esforços nessas duas questões”, disse.
Macris participou da terceira reunião do Fórum Permanente Regional da Saúde, que reuniu mais de cem pessoas em Cruzeiro, entre vereadores, secretários e conselheiros de saúde e representantes de santas casas e da DRS 17, que falaram sobre os problemas de saúde na região. A próxima reunião do Fórum será dia 16 de setembro, em Ubatuba.
A convite de Padre Afonso, ele discorreu sobre a PEC 01/2015, de sua autoria, que prevê mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS).  Sendo aprovada em segundo turno e no Senado, ela acrescentaria pelo menos R$ 100 bilhões por ano à receita do SUS.
Cabe destacara que o governo federal já deixou de investir e reduziu sua participação no financiamento da saúde pública, de 58,6% em 2002 para 42,6%, em 2013.
Segundo Macris, a PEC 01/2015 foi idealizada para atender os anseios da população que foi às ruas em 2012 reivindicar melhores condições na Saúde Pública, no movimento denominado “Saúde + 10”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário