segunda-feira, 4 de julho de 2016

Herivelto Vela toma posse como novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos

Crédito da foto: Guilherme Moura
Legenda: Sindicalista pela Gerdau, Vela comandará a entidade por quatro anos; ao fundo, slogan da Campanha Salarial deste ano



Nesta sexta-feira, dia 1º de julho, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT realizou a cerimônia de posse da nova gestão da entidade, que agora tem como presidente Herivelto Moraes – Vela, sindicalista pela Gerdau. O mandato é de quatro anos.
Na cerimônia, que também marca o aniversário de 29 anos da entidade, sempre sob a bandeira da CUT, o sindicato fez um balanço da gestão do presidente Renato Mamão, sindicalista pela Confab Tubos.
Nos últimos quatro anos, a categoria metalúrgica viveu nada menos que 37 dias de greve. Foram 10 deflagrações de greve, a maioria pelas campanhas salariais, sempre na luta pelo aumento real e também pelo abono. Somados, o valor injetado no município com negociações de abono salarial chegaram a R$ 21 milhões.
Práticas de assédio moral, excesso de acidentes e erros de salário também motivaram as greves. Vários protestos também cobraram que as empresas aplicassem medidas para evitar demissões.
14 trabalhadores foram reintegrados judicialmente e as edições da campanha Natal Solidário arrecadaram 4,6 toneladas de alimentos. Os eventos pelo Dia do Trabalhador passaram a ter sorteios de grandes prêmios e diversas melhorias foram feitas ao patrimônio da entidade.
Atualmente, Renato Mamão está afastado da direção do sindicato, pois é pré-candidato a vereador. Para o novo presidente Herivelto Vela, que era secretário geral da entidade, a atuação de Mamão foi fundamental para as conquistas do sindicato.
“O Mamão fez um mandato transparente e democrático, sempre preocupado em estar próximo do trabalhador e fazer a luta sindical. É isso que vou procurar dar continuidade. Estou assumindo a presidência em um momento difícil, mas com a união da categoria tenho certeza de que conseguiremos fazer o melhor para o trabalhador e também desejo muito sucesso para o Mamão nessa nova jornada”, disse Vela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário