quarta-feira, 20 de julho de 2016

Prótese dentária, uma das melhores alternativas para melhorar a estética do seu sorriso

Dr. Nilton José Lira CRO/SP 97.089
Cirurgião dentista a 04 anos e protético a 25 anos





Como todos sabem, o sorriso é o cartão de visitas do ser humano. Ou seja, uma pessoa com um sorriso bonito, com dentes brancos e bem cuidados é sempre vista com bons olhos pela sociedade.
Dentes bonitos inspiram confiança, mostram que a pessoa se cuida e se gosta física e psicologicamente. São sinal de autoestima elevada e segurança.
Pois bem, infelizmente por inúmeros motivos os dentes podem ser danificados e, tais danos podem até levar à perda do elemento dentário.
O cirurgião dentista tem como um dos seus principais objetivos restabelecer a beleza e integridade do sorriso, cuidando dos dentes e elevando a autoestima do paciente.
No processo de reabilitação bucal, um dos recursos mais usado e viável são as próteses dentárias que a um bom tempo não se restringem apenas às boas e velhas dentaduras que nossos avôs usavam e deixavam depositadas em copos com água enquanto dormiam.
Hoje em dia encontramos próteses de todos os tipos, atendendo a todos os gostos, necessidade, vontade e poder aquisitivo. Próteses pra quem perdeu um dente, pra quem perdeu todos os dentes, pra quem precisa reparar um ou vários dentes e até prótese pra quem tem todos os dentes, más quer um sorriso diferente, inclusive com a possibilidade de copiar o sorriso de pessoas famosas. Pois é, já imaginou você com o sorriso do seu artista preferido? Tudo isso é possível grassas às próteses dentárias.
A prótese dentária mais conhecida é a prótese total, ou dentadura. É destinada a pessoas que por algum motivo perderam todos os dentes de uma ou duas arcadas.
São confeccionadas sobre uma base de acrílico na qual são fixados os dentes. Esta base por sua vez fica apoiada na mucosa (gengiva) na qual
por um processo de coesão fixa a prótese total na parte superior e inferior, proporcionando a estabilidade necessária para que o usuário possa exercer todas as funções a qual a prótese é destinada.
Em pacientes cuja mucosa (gengiva) não possui volume suficiente para estabilização das próteses totais, podem ser instalados implantes de titâneo, dos quais se exteriorizam pinos que se encaixam nas próteses por sistema macho & fêmea, sistema clipes ou sistema magnético. São as próteses conhecidas como Overdenture.
Foto 1
Outro tipo de prótese sobre implantes são as denominadas Protocolo de brenemark, que seguem o mesmo princípio das próteses overdenture, porém são parafusadas. Dessa forma, as próteses desse sistema ficam fixadas nos implantes instalados no osso alveolar e exteriorizados na mucosa, sendo removidas apenas pelo cirurgião dentista em consultas periódicas para higienização.
Foto2

As próteses sobre implantes podem ser de um ou vários elementos na arcada superior ou inferior e, as citadas acima são próteses totais, porém, as parciais lideram o ranking das mais vendidas porque que, com a maior conscientização com relação à saúde bucal e a busca pela estética perfeita, as pessoas recorram ao tratamento de prótese sobre implantes para substituição de elementos dentários perdidos ou comprometidos.
Foto3

Em alguns casos de reabilitação oral não há necessidade da colocação de implantes, então são utilizados como base para instalação das próteses fixas, dentes ou raízes residuais. Assim podemos reabilitar a boca do paciente de uma forma menos invasiva, sem necessidade de cirurgias e em menos tempo.
Estas próteses podem ser: pivots, coroas totais, coroas parciais, restaurações confeccionadas em laboratório, facetas de resina ou porcelana.
Os pivots são muito conhecidos, pois em casos de acidentes que resultam em uma fratura de coroa, principalmente nos dentes anteriores, a raiz é utilizada para instalação do pivot. É feito o tratamento de canal na raiz residual e depois é confeccionado um dente em resina acrílica ou porcelana que, por intermédio de um pino metálico é colado na mesma raiz, obtendo-se assim um dente com a raiz devidamente tratada e uma coroa protética.
Em alguns casos o cirurgião dentista opta pela confecção de uma coroa total em resina ou porcelana para uma melhora na estética de um dente escurecido, com pequenas fraturas ou até com uma anatomia diferente do homólogo, dente igual, porém do lado oposto da boca. Nesse caso é feito um desgaste em toda coroa do dente, de forma a diminuir suas dimensões e deixá-lo menos volumoso.
Feito o desgaste, confecciona-se uma nova coroa com as formas e cores desejadas que será colada sobre a coroa desgastada anteriormente.
Foto4
As coroas parciais e restaurações confeccionadas em laboratório seguem o mesmo princípio das coroas totais, porém cobrem apenas algumas partes da coroa antiga.
Outro recurso muito utilizado em estética dentária são as facetas em resina ou porcelana, que podem modificar os dentes em cor, forma e volume, trazendo na maioria dos casos uma jovialidade aos dentes castigados pela ação do tempo.
As facetas são confeccionadas a partir de um desgaste de aproximadamente 1,5mm feito na vestibular do dente (frente). Depois de concluída a parte de desgaste que é fita no consultório, é feita a moldagem do paciente, e seus modelos são encaminhados ao laboratório para confecção das facetas. Depois de prontas, as facetas são cimentadas (coladas) sobre as superfícies desgastadas.
Foto5
Uma opção de reabilitação estética e funcional a mais de um século no mercado, com excelente resultado e baixo custo são as próteses parciais removíveis confeccionadas em resina acrílica ou ligas metálicas associadas á resinas.
As próteses parciais removíveis destinam-se á pacientes que perderam alguns elementos dentários e por motivos de saúde ou financeiros não podem se submeter ao tratamento de implantes dentários. São próteses de fácil adaptação, fácil manuseio e bom resultado estético. O usuário desse tipo de prótese irá remove-las apenas para sua higienização após todas as refeições, assim como faz com os dentes naturais, podendo inclusive dormir utilizando as próteses.
Foto6
Atualmente uma das grandes novidades em matéria de prótese dentária é o sistema Snap on smile que já era utilizado pelos artistas de Hollywood para caracterização de personagens e agora está sendo visto como uma opção protética para melhorar a estética e substituir elementos perdidos ou danificados.
Bem Snap o smile traduzindo seria algo como sorriso num estalo de dedos e, nada mais é do que uma prótese removível em resina, extremamente fina e resistente que é fixada sobre a superfície dos dentes remanescentes sem desgaste das estruturas, sem dor, sem uso de motor anestesia ou adesivo. Algo como uma roupa para os seus dentes.
O usuário desse tipo de prótese além de uma estética invejável, praticar esportes radicais, esportes aquáticos, comer, rir, falar, cantar, ou seja, levar uma vida extremamente normal com o sorriso das estrelas de Hollywood.
Foto7
Dr. Nilton José Lira CRO/SP 97.089
Cirurgião dentista a 04 anos e protético a 25 anos


Um comentário: