quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Comércio da região cresce 0,7% em maio




Dados do Sincovat revelam que, apesar da alta,  setores como  lojas de vestuário, calçados e eletrodomésticos apresentaram queda nas vendas em pleno mês das mães

Em maio, o comércio varejista da região apresentou leve crescimento de 0,7% na comparação com o mesmo mês de 2015 e registrou faturamento real de R$ 2,2 bilhões. No acumulado do ano, houve alta de 2,6% e, nos últimos doze meses, retração de 1,2%.

Os dados recebidos pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté) são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP).

Apesar do crescimento no faturamento, cinco entre as nove atividades analisadas apontaram queda em relação a maio de 2015. Os setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-15,8%), materiais de construção (-5,1%) e eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos impediram um resultado geral melhor. Já os segmentos de autopeças e acessórios (14,8%), farmácias e perfumarias (7,8%) e supermercados (2%)  garantiram o bom desempenho do varejo da região de Taubaté em maio.

A pesquisa é segmentada em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté - composta por 39 municípios. 

De acordo com Dan Guinsburg, presidente do Sincovat, apesar da leve alta, maio não foi bom para o comércio. "Em maio tivemos o Dia das Mães, uma das principais datas do ano para o varejo. Os dados mostraram  diminuição das vendas, inclusive nas atividades em que, sazonalmente, a data costuma apresentar crescimento, como a de vestuário, por exemplo. Isso revela que o consumidor realmente estava muito preocupado com a situação econômica e com o desemprego. Agora, nos resta esperar e torcer para a melhora nesse índice de confiança e um segundo semestre melhor", comenta Dan.


Assessoria de Comunicação
Sincovat - (12) 3632-6570 ramal 5






Nenhum comentário:

Postar um comentário