quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Professores e coordenadores da FUNVIC participam de workshop sobre o PBL – Aprendizagem baseada em problemas




Com o intuito de oferecer uma nova forma de ensino aos alunos da FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba, proporcionando a eles uma vivência real de situações cotidianas de cada profissão, os professores e coordenadores da instituição de ensino estão sendo capacitados para implantarem cada vez mais o método PBL (Problem Based Learning) - Aprendizagem baseada em problemas.

Através do PBL, os professores geram uma necessidade de conhecimento contínuo, fazendo com que o aluno evolua e desenvolva suas habilidades, não apenas cognitivas, mas também de comunicação, de respeito à divergência de idéias  e de trabalho em equipe. A metodologia permite agregar várias disciplinas e especialidades, o que eleva o conhecimento do aluno, tornando-o um profissional qualificado e  pronto para o mercado de trabalho.

Durante três dias, os professores participam de um workshop intitulado “Vivenciando o PBL”  ministrado pelo Professor Dr. José Chibebe Júnior, que realizou seu doutorado sanduíche pelo Instituto de Ciência e Tecnologia  da Unesp e  pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, onde teve seu primeiro contato com a metodologia PBL.

O Professor que também  é mestre e especialista em Dentistíca, é  responsável por esta especialidade   no curso de Odontologia da FUNVIC, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Atualmente, em Portugal, o professor cursa  pós-graduação nesta metodologia e   coordena, em parceria com a FUNVIC, um curso de pós-graduação em  Odontologia Restauradora Estética.

“A intenção deste workshop é fazer com que os professores vivenciem a metodologia como se fossem alunos. Além da teoria, eles têm a vivência na prática para melhor transmitir esta atividade dentro da sala de aula”, disse Chibebe.

Na ocasião, eles analisam o caso, fazem pesquisas sobre o assunto abordado e, juntos, definirão as formas de solucionar o problema proposto. “Como a intenção do workshop é de que os professores experimentem    o método,  o caso selecionado para o estudo  não tem relação direta com nenhuma das áreas da faculdade. Entretanto, através da metodologia PBL, os professores conseguirão entender o tema, assimilar o que está sendo tratado e discutir a melhor solução para aquela determinada situação”, comentou.

Segundo Chibebe, "o fato da FUNVIC possuir um corpo docente altamente titulado, qualificado, dinâmico e atento a novas tendências de ensino,  facilita  e contribui muito para a implantação de metodologias ativas. Sem dúvidas, sempre  os alunos  são os maiores beneficiados."  “muitos professores já implantaram a metodologia com resultados excelentes, inclusive nas avaliações feitas pelos próprios alunos, o que me deixa muito realizado" , finalizou Chibebe.

Para o professor Rafael Takei, coordenador dos Cursos de Administração, RH e Logística da FUNVIC “a base do PBL é ser uma metodologia ativa, ou seja, buscamos muito mais a interação dos alunos do que o monólogo do professor. Neste caso, o professor sai do papel de único detentor e expositor do conhecimento, para construir junto com os alunos as possíveis soluções para um problema (o que vai demandar estudo por parte dos alunos, para aprender a resolvê-lo), mas são eles que definem o que será necessário estudar e com qual profundidade para construir a solução”, disse.

“Neste processo o professor vira um tutor que vai guiando e orientando os alunos. Para implantarmos em nosso curso, estamos primeiramente capacitando os professores e aí está um dos grandes desafios, quebrar os paradigmas de como sempre ensinaram e convencê-los a experimentar a metodologia e observar os resultados. Temos professores que já saíram a frente”, completou.

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